fechar
CarreiraProdutividade

11 táticas para aumentar sua energia mental, motivação e memória

Como você se motiva? Todos nós queremos maximizar nosso tempo e fazer mais das coisas que amamos, mas às vezes ficamos presos no processo de “ficar pronto”.

Queremos viver todos os dias com uma intenção clara de nos aproximarmos de alcançar nossos objetivos e viver uma vida feliz e bem-sucedida. Queremos melhorar a cada dia, mas dificilmente conseguimos.

A forma mais poderosa de motivação vem da auto-motivação. Você pode acender seu próprio fogo.

Não é suficiente simplesmente esperar pela inspiração para começar a seguir em frente. Não precisa ser algo que acontece com você, pode ser algo que você cria.

Todo progresso e motivação começam com a ação. Uma ação levará a outra. A ação criará melhores resultados e novas experiências para você.

Quando meus clientes de coaching estão sofrendo de distração, eu simplesmente os faço começar a agir. Para se excitar. Para fazer algo específico.

Isso pode estar se levantando mais cedo ou se comprometer a fazer exercícios diariamente. Mesmo que esteja fazendo algo por apenas 5 minutos, muitas vezes esse pequeno empurrão é suficiente para fazê-lo funcionar.

Se você se concentrar em um pequeno número de coisas para criar a mudança que deseja, isso pode ter um efeito dramático em seus negócios e vida.

Aqui estão 11 coisas que você pode fazer agora para dar esse salto e no processo de aumentar o poder do cérebro, memória e motivação.

1. Simplifique sua vida

Ao planejar de forma criativa a sua vida, ela permite simplificar. Delegar e eliminar atividades que não o motivam ou estimulam garante que você maximiza seu tempo e concentra sua energia na conquista de seus objetivos.

É muito difícil ficar motivado quando a sua mente está confusa e confusa com todos os projetos e tarefas que você precisa fazer. Mas se você puder simplificar, se você puder esculpir o desnecessário, sua vida se tornará mais focada. E mais foco leva a mais motivação.

Que áreas da sua vida você poderia simplificar?

Uma maneira de fazer isso é combinar tarefas. Pense em duas coisas que você quer fazer e veja como você pode combiná-las em uma atividade.

A autora Marilyn Vos Savant leva isso mais adiante em seu livro Brain Building in Just 12 Weeks. Ela recomenda que façamos uma lista de cada pequena tarefa que tem que ser feita, digamos, durante um dia ou um fim de semana e, depois, faça-as todas uma após a outra.

Essencialmente, você está mesclando várias tarefas menores em uma tarefa e as concluindo juntas. Então, em vez de fazer uma tarefa em um dia e outra tarefa em outro dia, ela se torna uma blitz concentrada para reunir muitas pequenas coisas.

Isso nos libera mais tempo e nos dá uma sensação de realização, que aumenta a motivação.

2. Lembre-se do quão longe você já chegou

Uma das coisas que nos impede de sermos motivados e causa procrastinação é que medimos nosso sucesso não de quão longe chegamos, mas a que distância estamos de nossos sonhos e ideais.

Se pudermos mudar nosso pensamento e nos tornar mais conscientes de como o nosso cérebro está funcionando, podemos nos preparar para o sucesso.

Frequentemente somos mais felizes quando usamos nossos cérebros para resolver problemas, visualizar, alcançar e medir nosso progresso.

Se você fala em detalhes e não em generalidades, há uma oportunidade de se sentir mais feliz e energizado.

Uma maneira de fazer isso é começar a treinar seu cérebro para medir detalhes específicos, que fundamentam seus sentimentos na realidade e podem impulsionar a motivação.

Em vez de se concentrar no seu ideal, pense no que você conseguiu em um ponto de partida específico.

Se o seu objetivo é perder 14 quilos nos próximos 6 meses e você perdeu 3 quilos nos primeiros 3 meses, você tem duas opções. Você pode se concentrar no fato de que ainda está a 11 quilos de sua meta ou pode se concentrar no fato de ter perdido 3 quilos desde que começou.

A segunda opção permitirá que você celebre o sucesso e construa a motivação e volte a concentrar sua mente para perder mais peso, enquanto a primeira opção pode focar sua mente em quão longe você está de seus objetivos.

Deixe seu cérebro definir seus próprios objetivos e ter suas próprias experiências.

3. Defina metas mensuráveis

Quando estamos fazendo um progresso real em direção aos nossos objetivos, isso nos deixa muito mais felizes. Estamos motivados e inspirados.

Todos nós sentimos onde estamos no momento presente. O passado passou e o futuro está bem, o futuro.

Neste momento presente, sentimos que estamos progredindo, avançando na direção certa ou não estamos. Nós não podemos parar o tempo. Nós só podemos fazer melhor uso do nosso tempo.

Se você não está feliz com o progresso que está fazendo, pode começar a comparar com outras pessoas, o que pode fazer você se sentir muito pior e parar a motivação.

Então, pense em quais metas você deseja alcançar nos próximos 90 dias. Pergunte a si mesmo qual é o significado / propósito por trás de cada um dos objetivos.

Escreva os objetivos abaixo. Coloque medidas específicas contra cada meta e visualize o que alcançar os objetivos significará para você em termos de seu próprio progresso pessoal.

4. Foco na gratidão

Algumas pessoas apenas se concentram no que podem acontecer em sua vida. Somente importa o que acontece com elas.

“Quando você muda a maneira como olha para as coisas; as coisas que você vê mudam. ”- Wayne Dyer

Entretanto, se você vem de uma posição de servir e ajudar, e de estar mais conscientemente desperto para o mundo ao seu redor, sua mentalidade pode mudar de apenas receber para dar.

E quando você cria essa mudança, vindo de um espaço de doação, seu cérebro começa a criar maneiras cada vez mais criativas de espalhar mais e mais abundância.

É muito mais gratificante se concentrar em dar. Se você realmente se concentrar nisso, pode se tornar um verdadeiro propósito e foco para você.

Em vez de focar em transações simples, você se concentra em aprofundar os relacionamentos e fazer coisas que genuinamente farão as pessoas felizes.

Se você se concentrar em dar e agradecer e cercar-se de pessoas com uma mentalidade similar, sua energia motivacional sempre será alta.

Existem também benefícios adicionais. Quando os doadores se juntam, os resultados podem ser muito maiores do que em um nível individual, já que tudo tem a capacidade de ser multiplicado.

Quando sua motivação é dar ao seu cérebro, você pensará em maneiras cada vez mais criativas de fazer isso. Pensamentos aleatórios aparecerão em sua mente e você encontrará formas mais criativas de melhorar outras pessoas, tanto na vida profissional quanto pessoal.

5. Crie e mantenha novos hábitos

Às vezes, os menores turnos criam os maiores resultados. Quando você inicia um novo hábito, seja para ir à academia, criar vídeos ou melhorar sua fala, a chave é a consistência e a repetição.

Ao fazer algo novo de novo e de novo, seu cérebro conecta novos caminhos que ajudam a criar melhorias incrementais.

Se você quiser começar uma nova rotina matinal, a chave é a repetição. Se você quer começar a meditar, a chave é ficar com ela. Se você está se preparando para executar um 5k, a chave é correr todos os dias e construir essa força e resistência.

Se você tem uma visão de si mesmo como alguém que não conclui projetos, então pensa em si mesmo como essa pessoa. Mas se você diz a si mesmo todos os dias que é um “completer de projetos” de classe mundial, começará a pensar e a agir como essa pessoa.

Se você está adiando um projeto grande, comece pequeno e faça algo para avançar, mesmo que seja apenas cinco minutos. No dia seguinte, trabalhe nesse projeto novamente.

A chave é decidir o que você quer melhorar e depois trabalhar nessa coisa todos os dias. Uma melhoria de 1% a cada dia pode produzir grandes resultados no final.

Dica bônus:  7 Hábitos de pessoas com alto nível de inteligência emocional

6. Direcione seu subconsciente antes de dormir

Muitas pessoas de sucesso nunca vão dormir sem um pedido para sua mente subconsciente.

“Nunca durma sem um pedido ao seu subconsciente” – Thomas Edison

Seu cérebro é uma ferramenta fantástica para resolver problemas. Se houver decisões com as quais você está lutando ou um projeto pelo qual você está procurando respostas, gaste alguns minutos antes de dormir para visualizar os desafios, as ideias, as perguntas e as experiências.

Você pode seguir um processo semelhante com seus objetivos. Visualize seus objetivos todas as noites e visualize como será a realização desses objetivos.

Sua mente subconsciente irá então trabalhar, criando diferentes conexões e idéias. Quando você acordar, anote tudo o que lhe vier à mente e depois coloque as coisas em ação.

7. Concentre-se no seu ambiente

As pessoas com quem você passa tempo mudam sua vida de uma forma ou de outra. Cerque-se de pessoas e coisas que o apóiam em seus negócios e vida.

Os cínicos podem puxá-lo para baixo com eles, mas pessoas solidárias o motivarão a se tornar ainda mais feliz e bem-sucedido.

Durante todo o dia, temos escolhas em relação ao que gastamos nosso tempo e com quem vamos gastar nosso tempo.

Você pode estar com pessoas que sufocam e diminuem sua energia, ou ficam com pessoas que inspiram sua criatividade e celebram seu sucesso.

Gaste mais tempo com pessoas que fazem você se sentir mais vivo e mais feliz e ver onde isso leva você.

8. Expresse mais gratidão

Quando você vem de um lugar de expressar gratidão tanto para o que você tem quanto para as pessoas ao seu redor, a mudança pode ser imensa.

Se você expressar gratidão pelo que tem, tem menos inveja e se fixa no que as outras pessoas têm.

Quando você expressa gratidão às pessoas importantes em sua vida, isso muda a forma como você as percebe e como elas se sentem em relação a você.

A gratidão aumenta sua energia e seus sentimentos de abundância. Com gratidão, tudo é apreciado.

A gratidão também torna você muito mais criativo e aprofunda sua motivação. Notas manuscritas, sentimentos mais expressivos, notas instantâneas ou chamadas para as pessoas mais importantes se tornam comuns.

A coisa sobre gratidão, porém, é que requer uma busca ativa em todas as áreas do seu negócio e da vida. Não é sobre o que essa pessoa fez por você. É sobre como você se sente sobre eles e o valor deles para você.

Aqui está um exercício rápido:

  • Pense nas pessoas que são mais importantes para você.
  • Em seguida, anote cinco coisas pelas quais você é grato ou aprecia, sobre essa pessoa.
  • Você poderia dizer-lhes as 5 coisas ou apenas mantê-lo para si mesmo e sentir como você está com essa pessoa na próxima vez que se encontrar.

Outro foco importante de gratidão é você mesmo. O que você está agradecido por hoje?

Tomando o tempo para olhar para dentro e apreciar o que você construiu dinâmica e motivação e faz você muito mais feliz.

Dica bônus: Exercício para praticar a gratidão

9. Aumente sua energia

A energia é um grande motivador. Se estamos entusiasmados ou empolgados com alguém ou algo, geralmente estamos muito motivados.

Pense na última vez que você conseguiu algo importante. Eu estou supondo que a sua energia e motivação foi alta?

Se você superou seu melhor tempo na pista, perdeu o peso que queria ou ganhou um grande negócio, sua energia será muito alta e você vai querer voltar a mergulhar novamente para melhorar seu desempenho anterior.

Quando estamos entusiasmados e motivados sobre as coisas que estamos fazendo, trazemos altos níveis de energia.

Se você pudesse gastar mais tempo fazendo as coisas que excitam e motivam você, o que isso significaria para o seu negócio e vida?

Altos níveis de energia produzem crescimento contínuo e aumentam a confiança.

Tente isto:

  • Escolha três coisas que lhe dão altos níveis de entusiasmo e motivação.
  • Comprometer-se a gastar pelo menos mais uma hora em cada uma das coisas todos os meses.

Veja o que você pode conseguir. Se ele trouxer os resultados desejados, tente passar mais tempo nessas 3 coisas e remova 3 itens nos quais deseja gastar menos tempo.

10. Mentalize seu futuro ideal

Se a sua motivação está faltando, tente se concentrar no propósito por trás do que você está fazendo ou em como isso se encaixa no objetivo maior do que você quer realizar.

Uma ótima maneira de aumentar o poder e a motivação do seu cérebro é começar a pensar mais e, em seguida, desafiar-se a pensar cada vez mais na sua visão do seu futuro ideal.

Onde você gostaria de estar daqui a 3 ou 5 anos? Qual é o seu objetivo maior em seus negócios e vida? O que teria que acontecer para te fazer feliz com o seu progresso?

Identificar e depois se concentrar em sua visão maior lhe dá a sensação de trabalhar em algo maior e fazer parte de algo maior que você. Dá significado e propósito mais profundos à sua vida diária.

Se você está colocando muitas horas em algo ou fazendo muitos sacrifícios para conseguir algo, isso ajudará a colocar as coisas em perspectiva e garantir que sua motivação permaneça forte.

11. Realize mais

Se você tem resistido a fazer um grande projeto por um tempo, seja em casa ou no trabalho, tudo o mais em sua vida pode começar a sofrer.

Às vezes, você só tem que enfrentar sua resistência e medo e fazer o que você tem evitado. Aquela coisa pode fazer uma diferença real na sua vida.

Todos nós temos muito o que fazer e, às vezes, é fácil nos sentirmos sobrecarregados com as tarefas em mãos.

A chave é priorizar para que possamos fazer o melhor uso do nosso tempo e fazer um compromisso interno para começar.

Um dos meus clientes estava muito perto de terminar um novo curso on-line, mas havia algumas coisas que ela estava evitando e adiando. Foi muito fácil para ela preencher seu tempo com atualizações de mídia social, coisas novas e brilhantes e conferir as coisas que seus concorrentes estavam fazendo para evitar agir. Ela sabia que estava negligenciando algo realmente importante para seus objetivos pessoais e adiando as coisas que importavam para ela.

Eu consegui que ela focasse apenas meia hora no começo de cada dia durante uma semana neste projeto. Essa quantidade de tempo cresceu à medida que sua excitação e motivação aumentavam.

Ela se sentiu mais animada e motivada apenas por começar de novo e fazer o trabalho. Essa energia recém-descoberta também impactou outros aspectos de sua vida.

Ela se sentiu mais no controle e sabia que ela teria sucesso. Apenas dando um pequeno passo e começando.

Aqui estão algumas coisas para você considerar ao refletir sobre este artigo:

O que está motivando você agora?
Você é tão inspirado quanto você quer ser?
Você está aberto a novas experiências?
Você está continuamente aprendendo maneiras novas e melhores de viver?
Você está colocando isso em prática?
Você quer ser mais motivado e inspirado?
Espero que este artigo forneça alguns insights e você possa usar algumas dessas táticas para ajudá-lo a viver todos os dias com uma clara intenção de chegar mais perto de alcançar seus objetivos.

Abraços e até a próxima!

Você já deve ter ouvido dizer que leva-se poucos segundos para alguém te avaliar quando se encontram pela primeira vez. Neste curto espaço de tempo, a outra pessoa forma uma opinião sobre você com base em sua aparência, na sua linguagem corporal, no seu comportamento e até como você está vestida.

Justo ou não, correta ou não, essa primeira impressão pode ser quase impossível de reverter ou desfazer, tornando cada primeiro encontro extremamente importante, pois eles podem definir o rumo de todas as relações que poderão ser criadas.

Pensando nisso, quero compartilhar alguns pontos que considero importante e que aprendi na prática (algumas vezes de forma não muito fáceis, nem divertidas) sobre a importância de conseguir criar uma boa primeira impressão. Este artigo fornece algumas dicas úteis para ajudá-lo a fazer isso. Espero que seja útil para você.

Vamos lá?

#1 Pontualidade

Dependendo da cidade que você mora, fica complicado não se atrasar, mas vamos combinar que a pessoa que você vai encontrar pela primeira vez pode não estar interessada na sua “boa desculpa” pelo atraso.

Planeje sempre chegar alguns minutos mais cedo. Considere possíveis atrasos por conta do trânsito ou rotas erradas que o GPS te der.

Chegar cedo é muito melhor do que chegar atrasado e é o primeiro passo na criação de uma grande primeira impressão.

#2 Seja você mesmo

Se você está se sentindo desconfortável isso pode fazer a outra pessoa não se sentir à vontade e isso é uma maneira de criar a impressão errada. Se você está calmo e confiante, a outra pessoa vai se sentir mais à vontade, e por isso têm uma base sólida para fazer essa primeira impressão boa.

#3 Apresentar-se adequadamente

Estamos falando de questões de aparência. Certamente não significa que você precisa estar como um (a) modelo para criar uma primeira impressão forte e positiva. (A menos que você está entrevistando com a sua agência de modelos, é claro!)

Não. A chave para uma boa impressão é apresentar-se adequadamente.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e a sua aparência está dizendo as coisas certas para ajudar a criar a primeira impressão?

Comece com a maneira de se vestir. Qual é o vestido apropriado para a reunião ou evento? Em um ambiente empresarial, qual é o traje de negócios adequado? Blazer, casual?

E quanto a sua preparação? Aparência limpa e arrumada é apropriado para a maioria das ocasiões empresariais e sociais. Um bom corte de cabelo, roupas limpas e arrumadas. Para as mulheres, use uma maquiagem leve, sem exageros.

#4 Uma palavra sobre individualidade

A boa notícia é que você pode geralmente criar uma boa impressão sem a conformidade total ou perder a sua individualidade. Sim, para fazer uma boa primeira impressão que você precisa fazer para “encaixar” em algum grau. Mas tudo vai voltar a ser apropriado para a situação. Se em um ambiente empresarial, usar traje de negócios adequado.

#5 Um sorriso vencedor

Como diz o ditado, “Sorria e o mundo sorrirá de volta.”

Então, não há nada como um sorriso para criar uma boa primeira impressão. Um sorriso caloroso e confiante vai colocar você e a outra pessoa à vontade. Então, o sorriso é um vencedor quando se trata de grandes primeiras impressões. Mas cuidado com os exageros.

Esteja aberto e confiante

Quando se trata de fazer a primeira impressão, a linguagem corporal, bem como aparência fala muito mais alto do que palavras.

Use a sua linguagem corporal para projetar confiança adequada e auto-confiança. Fique em pé, sorria (é claro), faça contato visual, cumprimente as pessoas com um aperto de mão firme. Tudo isso vai ajudá-lo a projetar confiança e isso incentiva tanto você quanto a outra pessoa a sentir-se mais à vontade.

Quase todo mundo fica um pouco nervoso quando encontro alguém pela primeira vez, o que pode levar a hábitos nervosos ou palmas das mãos suadas. Por estar ciente de seus hábitos nervosos, você pode tentar mantê-los sob controle.

Controlar um tremor nervoso ou um riso nervoso lhe dará confiança e ajudar a outra pessoa se sentir à vontade.

#6 Conversas

Antes de encontrar uma pessoa pela primeira vez, pesquise sobre ela, busque informações através das suas redes sociais. É o famoso “Stalker”, mas por uma boa razão: você quer manter uma conversa agradável baseado nos interesses que a pessoa e você tiver.

Existe alguma coisa que você sabe do que você tem em comum com a pessoa que você está encontrando? Se assim for, isso pode ser uma ótima maneira de abrir a conversa e mantê-la fluída.

#7 Seja positivo

Essa na minha opinião é uma das dicas mais importantes.

Sua atitude mostra tudo o que você faz. Projetar uma atitude positiva, mesmo em face de críticas ou, no caso de nervosismo. Esforce-se para contribuir de forma adequada, mantendo de forma otimista e um sorriso. Ninguém gosta de ouvir reclamações, ainda mais se for a primeira vez que você encontra uma pessoa.

#8 Seja cortês e atencioso

Uma boa maneira de demonstrar cordialidade e atenção é evitar de ficar olhando no celular enquanto uma pessoa está falando.

Seu novo conhecido merece 100% de sua atenção.

Saiba escutar também, não queira ser o centro das atenções, uma conversa é composta por no mínimo duas pessoas, menos que isso é chato, ninguém gosta de monólogos.

Você tem apenas alguns segundos para fazer uma boa primeira impressão e é muito difícil desfazer isso. Então, vale a pena dar cada novo encontro o seu melhor. Veja cada oportunidade como única.

Muito do que você precisa para causar uma boa impressão é o senso comum. Mas com um pouco de reflexão e preparação extra, você pode aprimorar o seu estilo intuitivo e tornar cada primeira impressão não apenas bom, mas inesquecível.

Priscila Stuani
ψ Psicóloga clínica
CRP: 06/193357
WhatsApp para agendamento de sessão: (11) 94377-7677
contato@priscilastuani.com.br

Design desenvolvido orgulhosamente por Lucas Souza, criador do Na cara do gol com Lucas Souza.

Tags : concentraçãodisciplinaFocoHábitosLifeStylePriscila StuaniProdutividade
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Priscila Stuani, Psicóloga Clínica, Planejamento e Transição de Carreira. Com uma abordagem humanista existencial fenomenológica, contribuo na promoção do autoconhecimento, autenticidade e bem-estar. Junte-se comigo na busca de significado e sucesso pessoal.