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Marketing Digital

5 Dicas para dobrar o seu engajamento no Twitter

Não é segredo para ninguém que a minha rede social é o Twitter, : )

Afinal de contas, por meio dele já conheci várias pessoas geniais, além de receber convites para participar de projetos e eventos, e poder compartilhar ideias com pessoas de vários lugares com interesses em comum aos meus.

Pesquisei um pouco mais sobre o Twitter e descobri alguns fatos interessantes.

Você sabia que ele foi lançado em 2006 e, apesar de ser considerado por vários como uma das principais redes de mídia social (a partir do quarto trimestre de 2014, a média foi de 288 milhões de usuários ativos mensais), muitas empresas ainda não entenderam isso ou não perceberam como elas podem monetizá-lo com sucesso?

Sinto isso na prática quando as pessoas e/ou empresas me questionam sobre qual é a importância de estar no Twitter.

Elas entendem que é importante ter um perfil no Twitter, e gerar engajamento dos seus seguidores, mas a maioria não tem uma estratégia bem-sucedida para alcançar esse objetivo.

Se você faz parte desse grupo que entende a importância de estar no Twitter, mas não consegue bons resultados nele, saiba que felizmente existem muitas maneiras de criar rapidamente uma comunidade no Twitter.

A seguir compartilharei cinco truques que tenho usado para dobrar o engajamento no meu Twitter.

1) Compartilhe o que as pessoas querem ler

Isso pode parecer óbvio, mas muitos tratam o Twitter como um lugar para apenas promover a sua própria agenda. É importante lembrar que os seus clientes não se preocupam com a sua agenda. Em vez disso, concentre-se no fornecimento de conteúdo que terá engajamento, conteúdo que seu público específico quer.

Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica, o seu público muito provavelmente vai gostar de dicas de higiene bucal, ou se você tem uma agência de marketing, compartilhe dicas de como gerenciar as suas redes sociais e fortalecer a sua marca no ambiente online.

Use imagens com frases motivacionais, as pessoas adoram isso, e a chance de compartilharem é muito grande.

É importante salientar que esse tipo de conteúdo não pode gerar vendas diretas, mas pode ajudar a criar uma comunidade que gosta e confia em você. E isso, consequentemente, pode aumentar as vendas para o seu negócio.

2) Envolva-se no Twitter

Lembre-se da famosa frase de Kevin Costner: “Se você construir, ele virá”.

Bem, deixe-me apenas dizer que essas palavras não se aplicam aos meios de comunicação social, em especial para os que não são do Twitter.

Claro, existem algumas marcas de sucesso que podem transmitir ao seu público, mas para a grande maioria de nós, a regra da reciprocidade será aplicada.

Você deve dar para receber.

Se você já tem um grande público que dá retweet no seu conteúdo, lembre-se de agradecê-los, e faça perguntas abertas.

Mas se você está apenas começando, promova conversas sobre temas do seu nicho por intermédio de uma pesquisa por palavras-chave.

Se você é um negócio local, é possível fazer uma pesquisa avançada no Twitter para encontrar conversas de pessoas em sua região que estejam falando sobre temas de seu interesse.

Uma das coisas mais legais que você pode fazer com a pesquisa avançada do Twitter, no entanto, é a busca por pessoas, fazendo perguntas. Simplesmente vá até à parte inferior da página de pesquisa avançada e marque a caixa “questão”, e coloque a sua pergunta.

3) Use imagens quando estiver twittando

Como Kim Garst observou em sua apresentação no Social Media Marketing de Mundo de 2015, os tweets que incluem imagens recebem:

  • 18% a mais de cliques;
  • 89% a mais de favoritos; e
  • 150% a mais de retweets.

Preciso dizer mais?

4) Use #hashtags no Twitter

Os usuários do Twitter podem encontrar conteúdos específicos por meio das #.

Se você não usar hashtags para marcar o seu conteúdo, você está perdendo a oportunidade de ser encontrado por pessoas que possam estar procurando o conteúdo exato que você tem para oferecer, aquelas pessoas que poderiam estar à procura de um produto ou serviço como o SEU.

Então, por favor, use hashtags. O seu público e a sua marca agradecem, : )

5) Tweet frequentemente

Esse é um grande calcanhar de Aquiles para muitas pessoas que dizem não ter bons resultados ao utilizar o Twitter.

Não há nenhum número mágico para o número perfeito de tweets por dia. No entanto, o Twitter é um fluxo constante de movimento de conteúdo, e ele pode ficar bastante barulhento, o que significa que se você está apenas twittando uma ou duas vezes por dia, o seu conteúdo provavelmente vai se perder nessa briga.

De acordo com um estudo de 2012, o usuário médio segue 102 contas de Twitter. Isso significa que você vai precisar twittar com mais frequência, se você quiser que seu conteúdo apareça no newsfeed quando esse usuário realmente estiver no Twitter.

Se você tweeta apenas uma vez pela manhã, e outra à noite, as pessoas que estão usando o Twitter durante o meio do dia podem nunca ver o seu conteúdo.

E, para algumas empresas, essas poderiam ser uma grande parte de seu público, dependendo do seu estilo de vida e hábitos.

Eu recomendo twittar pelo menos seis vezes por dia, usando uma variedade de temas, a partir de dicas de conteúdos próprios e de curadoria de outras fontes.

Se você tem uma grande audiência e conteúdo próprio, você pode até tweetar muito mais.

Jeff Bullas, por exemplo, costuma tweetar a cada 15 minutos. No meu caso, eu publico geralmente das 9:00 h às 20:00 h, com intervalo de uma hora. Busco compartilhar os meus artigos, e os artigos dos meus colegas e das fontes que considero referências de acordo com os meus interesses.

Alguém poderia argumentar que essas 5 dicas não são novidade, o que seria compreensível, mas não há nada de mágico mesmo. Não existem atalhos. A verdade é que para você ser bem-sucedido no Twitter, isso exige apenas um pouco de estratégia, um pouco de preparação, e um pouco de trabalho.

Não há nenhuma mágica, apenas a vontade de arregaçar as mangas e trabalhar!

Se você quiser saber como ganhar visibilidade no Twitter, recomendo a leitura deste eBook que escrevi:

E você, gostou?

Tem alguma outra dica para compartilhar conosco?

Comente, e nos ajude a compartilhar conhecimento.

Tags : EstratégiaRedes SociaisSocial MediaTwitter
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.