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Marketing Digital

8 maneiras de ser mais eficaz em Social Media

8 maneiras de ser mais eficaz em Social Media

Lembra daquele artigo que você quis ler semana passada e não deu tempo? Imagina poder ouvi-lo a caminho do trabalho, enquanto dirige ou pratica algum esporte? Com o , isso é possível! Narramos para você!

Gostou da ideia? Então aperte o PLAY!

Nos últimos anos tenho atuado em Social Media, especialmente em pequenas e médias empresas e tenho percebido que embora existam muitos desafios, as oportunidades também estão presentes.

O meu trabalho é ajudar os empreendedores e empresários a perceber estas oportunidades e sugerir estratégias para que eles consigam tirar o melhor proveito disso. Ou seja, investir o mínimo esforço possível e conquistar os melhores resultados.

Concordo que isso não é diferente dos desafios das grandes empresas, na verdade se você parar para pensar, todos os negócios seguem essa regra. Então não nos resta outra alternativa que explorar as melhores oportunidades para fortalecer uma marca através das redes sociais.

Criar um planejamento não precisa ser um exercício demorado. Com este artigo espero fazer com que você perceba as estratégias e consiga fazer as conexões com a sua realidade e colocar em prática.

Lembrando que não existem receitas prontas, menos ainda mágicas, então ficam como sugestões para você adaptar ao seu negócio, combinado?

1. Defina metas claras

Essencialmente, os objetivos para suas redes sociais devem ser mensuráveis, a fim de mostrar sua contribuição direta para suas vendas e lucros.

Para isso, vale a pena considerar algumas questões, como por exemplo:

  • Construir sua marca: o que você pode oferecer aos seus clientes? Como você quer ser reconhecido por eles? Pense a respeito destas conversas e use as respostas para te orientar a pensar na sua estratégia.
  • Ganhar novas perspectivas: use as redes sociais para interagir com o seu público e gerar tráfego para o seu site. Portanto, não limite a sua estratégia apenas às redes sociais, pense no que as pessoas verão quando entrarem no seu site, acesso fácil a informações sobre o seu negócio, um blog repleto de conteúdos que ajudem as pessoas a resolver algum problema serão sempre bem-vindos.
  • Suporte vendas: seja amigável e acessível. Basicamente, responda a quaisquer pergunta que o seu público fizer, ao mesmo tempo, forneça informações sobre como as pessoas podem lidar com certas situações, isso pode contribuir para que elas vejam mais valor no que você tem a oferecer.
  • Incentive o feedback: o Facebook por exemplo oferece o recurso de avaliação, isso pode contar muito, porque a partir do momento que as outras pessoas lêem essas opiniões, elas poderão ser influenciadas, tanto para o bem quanto para o mal. Prova social é uma das chaves para conquistar a atenção das pessoas. Invista na sua.

2. Identifique seu público-alvo

Tenha claro com quem você quer se relacionar através das redes sociais. Ao fazer isso, considere influenciadores, compradores e usuários finais:

  • Desenvolva uma pesona. Isso será útil, pois te ajudará a identificar os requisitos de seu público-alvo, quais são os problemas e a reação esperada de deles para sua campanha.
  • Descubra o seu tom ideal de conversa nas redes sociais. Alguns negócios atuam com públicos mais jovens, como é o caso da Nubank por exemplo, então faz sentido eles serem mais despojados nas suas interações. E isso é muito importante, porque já imaginou uma marca toda descolada interagindo nas redes como por exemplo: “Senhor, obrigada pelo contato, estaremos enviando a sua solicitação para o setor correspondente”. No mínimo haveria um choque muito grande e a marca poderia ser duramente criticada.

3. Faça um benchmarking do seu concorrente

Aproveite o tempo para examinar o comportamento do seu concorrente através das redes sociais, em termos de sua atividade e quais plataformas eles usam. Isto deve incluir:

  • Concorrência direta: seus concorrentes que vendem produtos ou serviços iguais ou semelhantes aos seus.
  • Produtos alternativos: produtos que cumprem uma função semelhante ao seu produto.
    Líderes de mercado: dominam os players da indústria, por exemplo: você produz e vende sorvetes, então veja o que as grandes marcas estão fazendo também.

Tudo isso pode servir como referência e inspiração para você melhorar a sua estratégia mesmo que você não tenha os mesmos recursos que eles. Lembre-se que a sua criatividade é o elemento fundamental para te diferenciar da concorrência, independente do tamanho do seu negócio.

4. Implemente sua presença na mídia social

Com base na pesquisa anterior, determine quais as plataformas você vai utilizar. Isso pode ser deduzido das preferências do seu público e das esferas de atividade de seu concorrente.

As principais plataformas incluem:

  • Facebook: fornece ampla audiência para o seu produto ou serviço.
  • Twitter: fornece um excelente fórum para interação direta com seu público-alvo.
  • Blog: isso deve ser integrado com o seu site e também ligado em posts apropriados em suas redes sociais.
  • YouTube: fornece um fórum onde você pode mostrar aos clientes como usar seu produto,por exemplo. O YouTube também é o segundo maior mecanismo de busca para usuários que procuram informações.
  • Google+: uma plataforma multi-funcional que ajuda a te rankear melhor nas buscas do Google.
  • Pinterest: fornece um formato onde pequenas empresas podem apresentar seus negócios e produtos visualmente.
  • LinkedIn: uma maneira econômica para que as pequenas empresas podem buscar profissionais e fortalecer a sua marca através do compartilhamento de conteúdo direcionado ao seu público alvo.

5. Integração da marca

Não basta criar perfis nas redes sociais, é preciso mantê-las atualizadas, ter relevância e não falar apenas sobre o seu negócio.

Inicie o processo de reciprocidade, mencione os outros e as chances de você ser mencionado por outros perfis aumentará. Fornecer uma presença de marca integrada aumenta drasticamente o reconhecimento da marca.

6. Planeje suas atividades

Um dos grandes desafios de quem gerencia redes sociais é encontrar conteúdos que atendam os interesses da empresa e do seu público alvo. E é natural bater aquele desânimo, já que você tem muitas coisas para fazer e ainda por cima precisa manter as redes sociais sempre atualizadas.

Concordo contigo, mas existem várias ferramentas que podem te ajudar neste processo, como por exemplo:

  • Bufferapp: É uma ferramenta robusta, inclusive no plano free, repare que você pode adicionar vários perfis e isso com certeza vai te economizar muito tempo e vai deixar as suas redes sociais sempre atualizadas. Vale a pena conhecer.
    Bufferapp
  • Trello: Adoro usar o Trello porque é uma maneira bem visual de organizar e acompanhar as tarefas. O plano básico também oferecem vários recursos que podem facilitar muito o seu dia a dia.
    Trello
  • Google Drive: Seus documentos importantes, imagens e demais arquivos em um único lugar. O fato de você poder acessar de qualquer computador facilita muito a nossa vida.
    Google Drive

7. Crie conteúdos para apoiar a sua presença digital

Marketing de conteúdo é uma excelente maneira de aumentar o seu envolvimento com seu público através das redes sociais.

Invista nisso e veja seus perfis vão ganhar mais relevância.

Portanto:
Estabeleça uma frequência para compartilhar conteúdo. Se você vai começar a postar em um blog, comprometa-se a compartilhar no mínimo dois artigos por mês. Com o passar do tempo, o ideal é que você aumente esta quantidade porque terá mais conteúdos para compartilhar nas redes sociais e quanto mais visita o seu blog receber, mais chances de ganhar relevância nos buscadores você terá e consequentemente, mais vai aparecer nos resultados das buscas que as pessoas fizerem sobre o assunto que você escreveu.

Calcule a quantidade de conteúdo que você pode produzir internamente.

Convide blogueiros para compartilhar artigos ou entrevistas.

8. Integre o Social Media com outras estratégias de marketing

Combine todos os aspectos do marketing. Esta é uma excelente maneira de maximizar o impacto do seu mix de marketing.

Distribua todo o seu conteúdo através de suas páginas e canais de mídias sociais. No entanto, tenha em mente a regra de ouro do conteúdo: 80% das suas publicações nas mídias sociais deve ser sobre os outros, enquanto apenas 20% deve ser sobre o seu negócio.

Conclusão

O que você achou deste artigo?

Espero que te ajude a ter mais clareza sobre como preparar o seu planejamento e da importância de você monitorar os resultados, só assim você conseguirá melhorar a sua estratégia para ter mais relevância através das redes sociais e consequentemente ter uma presença digital mais forte.

Se você conhece outras maneiras de ser mais eficaz em Social Media, compartilhe a sua opinião conosco através dos comentários, isso é importante para construirmos um conhecimento coletivo.

Aliás, gostaria de te fazer um convite muito especial. Recentemente criei um Meetup onde o Lucas Souza e eu vamos organizar encontros em São Paulo para falarmos sobre Social Media. A ideia é trazer palestrantes que tenham uma pegada bem mão na massa porque assim acreditamos que ficará mais fácil de absorvermos e praticarmos o que foi discutido.

Gostou? Então faça parte agora mesmo!

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Tags : CarreiraMarketing DigitalMídias SociaisRedes SociaisSocial Media
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.