fechar
LifeStyle

8 sugestões de livros sobre produtividade, foco, coaching e criatividade para você!

Dezembro é conhecido tradicionalmente como o mês das resoluções para o próximo ano. Aproveitei esse período, assim como muitas pessoas, para pensar em metas e objetivos para o ano de 2016.

Pensei em como poderia estudar e viajar mais. Ser mais saudável também fez parte dos planos. E por último, mas não menos importante, pensei em como poderia ler mais.

Uma das alternativas foi me desafiar: ler no mínimo um livro por mês.

Na mesma época, comprei um Kindle, o que me motivou mais ainda a ler, mas com o passar dos meses, percebi que o Kindle pode ser útil, mas ainda assim, gosto muito dos livros físicos.

Então, no trabalho geralmente leio livros em formato digital, já que nem sempre tenho tempo de ir numa livraria para pesquisar obras que podem me ajudar a criar cursos para a Alura.

Falando em ir em livrarias… Considero uma ótima maneira de entretenimento, ainda mais se for na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, aquele espaço é mágico… Você pode ficar ali por horas buscando o livro perfeito.

Mas voltando ao assunto, vou compartilhar alguns insights sobre os livros físicos que li até agora. Em outra oportunidade, compartilharei um artigo com os livros em formato digital que li.

Preparados?

Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso

“O antídoto para a fadiga da atenção é o mesmo para a fadiga física: descansar. Mas como descansar um músculo mental?” – Daniel Goleman

Daniel Goleman, ph.D. autor de Inteligência emocional, diz que a atenção funcional funciona como um músculo: se não a utilizarmos, fica atrofiada. Se a exercitarmos, se desenvolve e se fortalece. Em época de excesso de comunicação, precisamos desenvolver o nosso foco. Isso trará muitos benefícios para a sua vida, seja pessoal ou profissional. Então se você quer desenvolver sua capacidade de focar em suas tarefas, leia esse livro.

Ted Talks: O guia oficial do TED para falar em público

“A vida é fugaz. As ideias, a inspiração e o amor, duradouros.” – Chris Anderson

Chris Anderson, comandante do TED, compartilhou muitas experiências e dicas sobre como podemos nos preparar para palestrar, seja on-line ou presencialmente.

Como preparar um discurso único?

Como escolher um tema?

Como criar apresentações que encantem as pessoas?

Qual o processo de preparação para uma apresentação de sucesso?

Essas são algumas das perguntas que o Chris Anderson respondeu no livro. Imperdível, não é mesmo?

Vai Fundo!
“Ser autêntico, e ser percebido como tal por seu público, depende de sua capacidade de garantir que todas as decisões de negócios que você tomar sejam fundamentadas em ser fiel a si mesmo.” – Gary Vaynerchuck

Conheci o Gary Vaynerchuck recentemente e se você não o conhece, recomendo que pesquise sobre ele hoje mesmo!

Ele tem uma pegada muito forte no empreendedorismo e aliado ao seu forte conhecimento sobre como usar as redes sociais para impulsionar negócios, é reconhecido como o guru das mídias sociais e ensina as pessoas como ganhar dinheiro fazendo o que você gosta.

Nesse livro, o Gary Vaynerchuck compartilha muitas dicas sobre como descobrir a sua paixão e como usar as redes sociais para promover o seu negócio e/ou marca pessoal. Vale super a pena ler!

O cérebro com foco e disciplina

”Improdutividade: a morte dos sonhos.” – Renato Alves

Comprei esse livro assim que me matriculei na Pós-graduação de Neurociência aplicada à educação. Depois de ler o livro Foco, do Daniel Goleman, pude entender o quão complexo é a nossa mente e como caímos em várias armadilhas para fazer muitas coisas que nem sempre são importantes, por exemplo.

O autor, Renato Alves, é fera em produtividade e nesse livro ele explica como podemos transformar o nosso cotidiano e desenvolver o autocontrole para termos resultados fantásticos.

Quer se livrar dos ladrões de atenção, entender de onde vêm as distrações, como lhe dar com a preocupação, quais são os estados mentais e os problemas mais comuns? Então já sabe, né? Esse livro é para você, porque além desses itens que mencionei, o autor fala sobre outros assuntos relevantes que certamente podem ser úteis para você também.

Pon un coach en tu vida.

”Como cliente, tú eres el responsable de saber en manos de quién pones tú destino. Elige bien a tu coach.” – Laura Chica

Uma das coisas que mais me encanta na Espanha são as amizades que tenho por lá e graças às redes sociais, consigo mantê-las, afinal de contas um oceano nos separa… Dito isso, quero compartilhar com vocês dois livros que ganhei da minha amiga Noemí Vico, grande profissional e empreendedora. A autora, também amiga, Laura Chica possui uma sensibilidade e conhecimento incrível, seus livros são provas disso.

Ela é autora de algumas obras e para conhecê-los, visite o site da Laura Chica.

O Coaching é uma das ferramentas mais potentes que temos em nossas mãos para mudarmos nossas vidas e através dessa leitura, podemos promover o nosso autoconhecimento, descobrir nossas habilidades, as fraquezas, como melhorar a nossa produtividade pessoal e profissional (reparou que produtividade parece ser um dos temas que mais tenho interesse?) e por fim, você encontrará tudo o que precisa saber sobre o coaching.

Quién eres tú?

“Las personas que comparten y expresan sus sentimientos se adaptan ejor a los cambios.” – Luis Rojas Marcos

A Laura Chica nos ajuda a entender como podemos aplicar a psicologia positiva para o desenvolvimento emocional do talento e da felicidade.

Este livro é inspirador, com muitas frases impactantes e várias atividades práticas para fazermos durante a leitura. Isso nos ajuda a entrar no clima do autoconhecimento e a pensarmos sobre quem somos nós e o que buscamos.

Espírito Criativo

“Em toda obra de gênio, reconhecemos nossas próprias ideias rejeitadas.” – Ralph Waldo Emerson

Na obra escrita por Daniel Goleman, Paul Kaufman e Michael Ray, vimos exemplos de como empresários arrojados que rompeme com as regras de negócios e permitem que suas equipes sejam mais criativos.

Este livro é divertido e nos instiga a pensar sobre como é o processo de criação e oferece exemplos notáveis de como podemos aplicar a criatividade em tudo que fizermos.

Vida Organizada

“Rotina não é horário fixo, mas sequência.” – Thais Godinho

Por onde começar quando tudo está um caos?

Esse é o tema do primeiro capítulo que a Thais Godinho compartilha em seu livro.

Aprendi a organizar melhor minha agenda, conciliar compromissos e tarefas, a importância de criar rotinas e como estabelecer objetivos.

Claro que tudo isso é um processo que pode ser melhorado a cada dia, infelizmente não é uma receita mágica, o importante é tomar consciência sobre esses aspectos e ter disciplina para praticar as dicas que ela compartilhou.

Obrigado pelo Feedback

“Já fui qualificado, comparado e classificado. Orientado, examinado e avaliado. Já fiquei em primeiro, já fiquei em último, já fiquei de fora. E tudo isso no jardim de infância.” – Douglas Stone

Esse livro é incrível!

Os autores apresentam vários exemplos de como somos avaliados constantemente e como podemos avaliar cada feedback para melhorar o nosso comportamento. A grande maioria das pessoas não gostam de ser criticadas, certo? Mas será que a crítica foi construtiva?

Como você reage quando alguém te dá um feedback?

Atualmente me considero mais madura em relação a isso do que há 3 anos, por exemplo. Antes ficava frustrada, chateada e irritada quando alguém me dava um feedback. Agora já consigo controlar melhor esse gênio (como meus colegas me diziam…) e depois de ler esse livro, aprendi mais ainda como evitar distorções, a enxergar meus pontos cegos, como cultivar uma identidade em crescimento e também a colocar limites quando o bastante já é o bastante.

E ai, gostou?
Já leu algum?
Gostaria de me recomendar algum livro?

Fique à vontade para deixar um comentário. Ficarei muito feliz em conhecer a sua opinião e dicas sobre leitura.

Tags : Daniel GolemanFocoGary VaynerchuckLivrosO Espírito CriativoSugestões de LeituraTed TalksVai FundoVida Organizada
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.