fechar
Marketing Digital

9 hábitos que farão de você um profissional bem sucedido nas Redes Sociais

Como vai o seu networking no mundo digital?

Você já parou para pensar nas oportunidades que as redes sociais podem te oferecer?

Como sou uma social media tenho mais familiaridade com as redes sociais e nos últimos anos tenho experimentado várias estratégias para ter mais visibilidade para a minha marca pessoal e por isso tomo a liberdade de compartilhar alguns hábitos que me ajudaram e espero que sejam úteis para vocês também.

Se você quer entender melhor como usar as redes sociais para divulgar o seu trabalho e a sua , confira essas dicas:

1- Seja você mesmo

Você já deve ter lido, escutado ou falado que ter autenticidade é importante, mas vale a pena enfatizar. Demonstre sua personalidade, as pessoas te verão como único. Isso ajudará a se diferenciar e ter sucesso nas mídias sociais.

2- Siga outros usuários

Uma das ações que eu acho que pelas quais os profissionais se diferenciam, bons profissionais em redes sociais, é seguir outros usuários, desde que sejam perfis de pessoas que compartilham conteúdo interessantes e que estejam relacionados com os seus interesses. Se você compartilha coisas que não têm a ver com a sua área, você vai ter que ver se isso realmente acrescentará qualidade ao seu público.

Um grande erro que vejo muitas vezes nas redes sociais é que existem perfis que praticamente não segue ninguém, muito menos compartilham conteúdos de outras pessoas. Um perfil pode ter muitos seguidores, mas se olharmos para o engajamento, provavelmente ele não tem muito envolvimento com seus seguidores.

3- Ajude o seu público

É uma das ações que você deve sempre fazer. Não importa se esse perfil tem 100 ou 20.000 seguidores, o importante é que você esteja disponível para ajudar e compartilhar com eles sua experiência e seu conhecimento. Ajudar os outros é o que vai fazer de você um profissional diferente da sua concorrência e, eventualmente, o levará ao sucesso.

4- Converse com seus seguidores

Um dos hábitos que você deve desenvolver é a comunicação com os seus seguidores. Isso vai trazer proximidade e humanidade. Se fizer isso naturalmente, você verá o quão rápido ganhará o seu público pela simpatia e disponibilidade.

5- Seja humilde

Um bom profissional sempre se destaca por sua humildade! Portanto, meu conselho é, se você quiser ter sucesso nas redes sociais, ser humilde sempre que possível. Agradeça quando for elogiado, quando for corrigido também. Ninguém gosta (nem quer errar), mas saber reconhecer é uma grande característica do profissional de sucesso.

6- Compartilhe conteúdos de outras pessoas

Leia artigos de outras pessoas, independente do número de seguidores que ela tenha e, sempre que você considerar oportuno, compartilhe e mencione os autores nas suas redes sociais.

7- Agradeça sempre

A meu ver, esta é uma das ações mais importantes que você pode fazer para se destacar dos outros, uma vez que nem todos fazem. É um diferencial.

Sempre que vejo menções aos meus perfis agradeço a todas as pessoas. Eu acredito que este é um dos meus pontos fortes para alcançar a empatia com as comunidades onde estou inserida. Esta é uma das ações que sempre recomendo para aqueles que querem ter sucesso nas redes sociais.

8- Construa confiança

Este é outro aspecto importante e você deve manter isso em mente todos os dias em seus posts e comentários. Não se esqueça que a confiança não é algo que se consegue de um dia para o outro, quando você começa a transmitir confiança em suas ações, verá como sua comunidade irá segui-lo em tudo que faz e, consequentemente, ajudará a alcançar seus objetivos.

9- Tire um tempo para as suas Redes Sociais

É uma das rotinas mais importantes e também a mais cansativa, mas se você quiser ter sucesso nas redes sociais precisa investir tempo e energia. Senão será quase impossível alcançar o seu objetivo, que é ter uma comunidade engajada nas suas redes sociais, certo?

Meu conselho é que você organize as suas tarefas. Use ferramentas como Hootsuite para fazer os agendamentos nos seus perfis. O plano free oferece muitos recursos úteis, vale a pena conhecer.

Conclusão

Sabemos que não existe fórmula mágica, mas entender quais são os principais recursos que podemos usar para nos tornar mais assertivos em nossos relacionamentos pode fazer toda a diferença no seu relacionamento com as pessoas.

Se você não parou para pensar ainda em como pode usar as redes sociais a favor da sua estratégia para ganhar visibilidade e fortalecer a sua marca pessoal, fica o convite. Não deixe para depois, certo?

Tags : CarreiraHábitosMarca PessoalRedes Sociais
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.
  • Izabela

    Excelente artigo!

    Muito obrigada pelas dicas! 😀

    • Oi Izabela,

      Obrigada pela visita e pelo feedback. Fico feliz em saber que você gostou 😀

  • Cida

    Oi Priscila,

    Gostei bastante dos 9 hábitos citados no artigo, tanto é que aproveitei para compartilhar com a minha rede de contato do LinkedIn, pois acredito que possa ser útil para mais pessoas, assim como foi para mim. 🙂

    Acredito verdadeiramente que conteúdo bom, é conteúdo compartilhado.

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Abraço.

    • Olá Cida!

      Que bacana receber o seu comentário 😀

      Agradeço por compartilhar!

      Concordo contigo, quanto mais compartilharmos, melhor serão as chances de impactar positivamente a vida das pessoas.

      Um forte abraço e obrigada pela visita 🙂

      • Cida

        Isso aí, Priscila!

        Tenho plena certeza de que conseguimos impactarmos positivamente a vida das pessoas.

        Minhas amigas também gostaram bastante do seu artigo.

        Um abraço e até a próxima. 🙂

  • Laura

    Gostei bastante das dicas, a partir de hoje irei procurar implementá-las em meu dia a dia. 🙂

    Parabéns pelo artigo, Priscila!

    Suas dicas foram muito úteis para mim, creio que daqui para frente a minha performance nas redes sociais irá alcançar um outro patamar!

    Tenho certeza de que se eu seguir os hábitos à risca os resultados serão positivos! 😀

    Sucesso sempre!

    • Oi Laura!

      Isso mesmo! Espero que você consiga aplicar essas dicas e se descobrir algo novo,compartilha comigo? Adoro saber o que as pessoas estão fazendo porque aumenta as minhas chances de adaptar velhos hábitos e criar novas maneiras de lidar com as coisas do dia a dia!

      Super obrigada pela visita e desejo muito sucesso para você também!!

      • Laura

        Claro, Priscila!

        Pode deixar que caso eu descubra algo novo, será um grande prazer compartilhar contigo!

  • Juliana Mendonça

    Muito bom, Priscila!

    São hábitos importantíssimos e fáceis de serem colocados em prática em nosso cotidiano.

    Obrigada por nos trazer um conteúdo rico e agregador. 🙂

    Gostei bastante do seu blog, está tudo muito lindo, o visual está bem atraente e agradável para nós leitores, sem contar o conteúdo que dispensa comentários. 🙂

    Acabei de assinar a sua Newsletter, não quero perder mais nenhum conteúdo seu daqui para frente!

    Parabéns pelo blog e sucesso sempre!!

    Um abraço.

    • Oi Juliana!

      Fico muito feliz em saber disso!

      Obrigada pela visita, por se inscrever na newsletter e pelo comentário!

      O Blog foi todo repaginado pelo meu aluno (e amigo) Lucas Souza e serei eternamente grata a ele pelo trabalho!

      Desejo muito sucesso para você e que descubra maneiras diferentes de fazer mais coisas e melhor.

      Um forte abraço

  • Fernanda Paiva

    Bons hábitos a serem seguidos, acredito que se colocarmos em prática todos os dias não tem erro, nossa probabilidade de sucesso nas redes sociais com certeza será maior.

    Priscila, hoje em dia que você aplica os hábitos citados no artigo, o quanto isso te ajudou e vem sendo eficaz para o seu sucesso nas redes sociais?

    Começarei a colocar em prática os hábitos hoje mesmo, prometo que em breve retorno aqui com um feedback dos resultados que obtive. 🙂

    Até mais, Priscila!

    • Olá Fernanda, tudo bem?

      Isso ai, espero que você consiga colocar tudo isso em prática e que descubra novas maneiras de fazer as coisas.

      Adoraria receber o seu feedback 🙂

      Já faz alguns anos que faço tudo isso que falei no artigo e me gerou muitos resultados e convites:
      – Para palestrar em eventos,
      – Para dar entrevistas,
      – Para participar de projetos,
      – Para prestar mentoria e serviços!

      Meu Twitter foi a rede social que mais me gerou negócios, por isso costumo compartilhar muitas dicas sobre o Twitter porque deu muito certo para mim que espero que ajude os outros também!

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Abraços!

      • Fernanda Paiva

        Oi Priscila, tudo bem sim, e com você?

        Agradeço pelo feedback! Já faz quase uma semana que venho colocando os hábitos em prática, posso dizer que as coisas só vem melhorando a cada dia. Só tenho a agradecê-la, pois suas dicas estão sendo fundamentais e eficazes para a melhoria da minha performance nas redes sociais.

        Muito obrigado mesmo! 🙂

        Um abraço.

        • Uau!!! Que máximo saber disso Fernanda!! Fico feliz em saber dos seus avanços!! Parabéns e continue firme e forte que você vai longe!!

          • Pode me passar seu e-mail? Queria trocar uma ideia contigo.:D

          • Fernanda Paiva

            Claro, Priscila! Eu te mandei um e-mail pelo formulário de contato do seu site.

  • Isabela Santos

    Show de bola, Priscila!

    O que mais gosto em seus artigos é que você vai direto ao ponto, nos transmite a informação de uma maneira objetiva e de fácil compreendimento.

    Só tenho a agradecê-la por mais um conteúdo extraordinário que agregou e muito para mim.

    Muito obrigada!

    P.S: Eu a acompanho há um tempo já, pude perceber que o visual do seu blog está diferente. Aproveito a oportunidade para parabenizá-la por isso também, ficou incrível! Simplesmente amei!!

    Que você e o sucesso continuem caminhando lado a lado sempre!!

    Grande abraço!

    • OI Isabela,

      Que legal saber disso!

      Tento ser direta ao ponto mesmo porque o nosso tempo é precioso, então nada como sermos objetivas, não é verdade?

      Sim, o meu blog foi todo repaginado pelo Lucas Souza, um aluno da Alura e ele tem me surpreendido positivamente a cada dia. Recomento o trabalho dele porque ele supera todas as expectativas e está tão complicado achar bons profissionais que quando eu encontro, falo bem sempre que tenho oportunidade 😀

      Agradeço pelo comentário, isso me dá uma baita injeção de energia e motivação!

      Um forte abraço!!

      • Isabela Santos

        Tem toda razão, Priscila.

        Eu admiro muito essa sua característica de objetividade, tenho como uma grande referência para mim, procuro sempre ser bem objetiva em tudo que me proponho a fazer também.

        Não sei você, mas eu particularmente quando o assunto é objetividade, gosto e identifico-me muito com a citação abaixo.

        ► Feito é melhor que perfeito.

        Lema da grande Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook.

        Você compartilha do mesmo pensamento?

        Grande abraço!

        • Com certeza Isabela!

          Super concordo contigo e com a Sheryl Sanderberg: Feito é melhor que perfeito.

          Às vezes ficamos esperando o momento ideal, o dia D…. E vamos combinar que nem sempre temos os melhores cenários para fazer as coisas, então toda hora é hora de fazer algo importante, antes de nos preocuparmos com a perfeição, temos que fazer!
          Abraços!

  • Luana Castro

    Parabéns, Priscila!

    O seu artigo contribuiu ainda mais para o meu crescimento pessoal, e também para o ramo de atividade que atuo.

    Desejo ainda mais sucesso para você!

    Forte abraço.

    • Oi Luana!

      Que ótimo saber disso! Fico feliz 🙂

      Qual é a sua área de atuação? Vamos trocar “figurinhas” e aprender juntas 😀

      Sucesso para você também,

      Abraços!

  • Carolina Pacheco

    Simplesmente excepcional!
    Hábitos que a partir de hoje serão seguidos com frequência por mim.

    Priscila, após eu começar aplicar os hábitos com frequência, quanto tempo em média você acha que será necessário para que os resultados comecem a aparecer? Você conseguiria traçar essa métrica para mim?

    Estava lendo os comentários há pouco, achei muito interessante a pergunta da Fernanda, também gostaria muito que você comentasse conosco a sua experiência antes de usar os hábitos, e pós utilização deles em seu cotidiano. O quão considerável foi essa mudança? Conte-nos mais a respeito, por favor!

    Agradeço desde já, muito obrigada! 🙂

    • Oi Carolina,

      Muito obrigada pelo comentário.

      Sobre o tempo que leva para adquirir um novo hábito… Bom, recentemente li um estudo que foi realizado pela Phillippa Lally, pesquisadora de psicologia da saúde no University College de Londres, (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejsp.674/abstract), onde descobriram que um novo hábito pode ser incorporado entre 18 dias a 264 dias.

      Sei que essa resposta é genérica, mas isso acontece porque pode variar de pessoa para pessoa.

      Como eu já incorporei esses itens que mencionei no meu artigo, não me lembro quanto tempo levei, mas uma sugestão para você é começar a anotar o dia em que você realizar determinado hábito. Isso te ajuda a ter uma ideia melhor sobre o tempo que você leva para incorporar um novo hábito 🙂

      Vou ler o comentário e pergunta da Fernanda e respondo lá, tudo bem?

      Mais uma vez, agradeço a visita!

      Um forte abraço!

      • Carolina Pacheco

        Muito obrigada pelo feedback, Priscila!

        Irei dar uma olhadinha no artigo que citou. 🙂

        Abraço.

  • Jéssica Marques

    Muito obrigada, Priscila!

    Ficarei ligada toda terça-feira então! 🙂

    Já estou na expectativa do próximo artigo, sou um pouquinho ansiosa. Rs.

    Forte abraço!

    • Oi Jéssica!

      Combinado 🙂

      Terça que vem será meu aniversário, então pretendo fazer uma coletânea sobre minha experiência profissional, empreendedorismo, disciplina, Hobbies e tudo que minha mente e coração pedir para compartilhar!!

      Forte abraço e obrigada pelo carinho!!