fechar
CarreiraLifeStyle

Como melhorar a sua concentração e foco

Quantas vezes você já se sentou, olhou para a sua mesa, tentou se concentrar em uma tarefa e se deu conta que a sua mente está vagando em outro universo?

Apesar das suas melhores intenções, você simplesmente não consegue ter concentração e foco.

Todos nós já estivemos nesta situação. E, vamos combinar, que além de ser um tanto frustrante, é algo que pode realmente prejudicar o seu desempenho, seja profissional, social ou com a sua família.

Neste artigo, vamos ver estratégias para melhorar a sua concentração e reduzir suas distrações diárias.

Espero que as dicas sejam tão úteis para você, como têm sido para mim.

Ambiente

Seu ambiente de trabalho desempenha um grande papel em sua capacidade de concentração.

Quanto mais confortável e acolhedor o ambiente for, maior será as chances de você conseguir se concentrar.

Aqui estão algumas ideias para melhorar o seu ambiente físico:

Certifique-se de que você está confortável.

Tenha certeza de que a sua cadeira e mesa estão na altura certa para que você possa trabalhar confortavelmente. Se a cadeira for muito alta ou sua mesa é muito baixo, você ficará desconfortável, e isso pode ser um motivo (ou desculpa) para se levantar e ir embora.

Coloque fotos por perto.

Visualizar uma imagem da natureza pode ajudar a melhorar a sua concentração. Se você colocar fotos ou quadros no seu ambiente de trabalho, isso poderá ajudar o seu foco, especialmente se você consegue ver estas fotos de sua mesa.

Feche as distrações, sempre que possível.

Ouvir música pode ajudar, especialmente se for uma música instrumental. Música pode te ajudar a se concentrar melhor e ignorar distrações.

Nutrição
Gosto muito da frase “corpo são, mente sã”. E aprendi que se você deseja melhorar a sua concentração, criatividade e eficiência é necessário investir em muitas áreas da sua vida. E a alimentação faz parte disso.

Se você não parou para pensar ainda a respeito mas deseja melhorar esta questão, siga algumas dicas nutricionais que são simples, mas eficazes:

  • Beba água – Muitos não pensam sobre a importância de beber água enquanto estamos no trabalho. Mas, a desidratação pode nos fazer sentir cansado, irritado, lento, ou mesmo doente. Quando o cérebro não têm fluído o suficiente, ele não pode operar com desempenho máximo. Manter-se hidratado é uma maneira fácil de ajudar a melhorar a sua concentração durante o dia.
  • Coma pequenas porções- Comece o seu dia com uma alimentação saudável. É muito mais difícil se concentrar quando você está com fome. Você também pode ajudar a sua concentração ao longo do dia, mantendo lanches saudáveis em sua mesa. Amêndoas, bolachas integrais, frutas frescas e vegetais são boas escolhas.
  • Levante-se e mova-se – Você passa o dia todo sentado? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente não se movimenta o suficiente. Pesquisas mostram que caminhadas regulares podem ajudar a aumentar o seu foco durante o dia. Quando eu trabalhava na Avenida Paulista, aproveitava o horário de almoço para ir até o Parque Trianon, ficava lá sentada por 10 ou 15 minutos, depois voltava ao trabalho… Bons tempos. 😉

Mindset

As distrações constantes e a baixa produtividade estão associadas e tornaram-se tão comuns nos ambientes de trabalho que a medicina até nomeou essa relação como: Traço de Déficit de Atenção, ou ADT.

E, dizem que todos podem sofrer com isso, ninguém está imune.

Siga algumas destas orientações para ajudar a focar a sua mente:

Separe um tempo para lidar com as preocupações.

Muitos de nós têm dificuldades de concentração durante o dia, porque estamos constantemente preocupados com outras coisas. Pode ser a aproximação do prazo para um projeto que você ainda não começou, um novo colega que está causando problemas, ou apenas a quantidade de trabalho em sua mesa. Se você está distraído com as preocupações, anote-as ao final do seu ToDo List, assim você terá conhecimento das suas pendências e que terá um momento certo para pensar e lidar com elas.

Concentre-se em uma tarefa de cada vez.

Pode ser muito mais difícil de se concentrar em algo se você fazer mini pausas (15-30 segundos) para responder e-mails, enviar mensagens de texto, ou fazer chamadas telefônicas rápidas. Alguns pesquisadores acreditam que pode levar até 15 minutos para que recuperemos o foco completo após uma distração.

Feche a caixa de e-mail e bate-papos.

Deixe o seu correio de voz fazer o seu trabalho. Se o seu ambiente de trabalho permite, feche a porta do escritório ou coloque um “não perturbe” para deixar os colegas cientes de que você precisa se concentrar.

Alternar entre as tarefas de alta e baixa atenção.

Isso pode dar a seu cérebro um descanso depois de grande concentração. Por exemplo, se você passar duas horas trabalhando no orçamento ou planejamento do seu departamento, provavelmente vai se sentir cansado depois. Então, em seguida, você pode recarregar sua energia trabalhando em uma tarefa de baixa atenção, como arquivamento, por 15 minutos antes de voltar para o seu orçamento.

Priorizar.
Ter muito o que fazer pode ser uma distração, e isso leva, em algum momento à procrastinação. Ou, você pode saltar rapidamente de uma tarefa para outra, criando a ilusão de trabalho – mas, na realidade, você não está cumprindo muito. Se você não tiver certeza de quais tarefas iniciar ou quais são mais importantes, tire 10 ou 15 minutos para priorizar sua lista de afazeres.

Mais dicas para melhorar sua concentração

Faça pequenos intervalos.
Nós podemos ser mestres em concentração, mas eventualmente vamos sempre precisar de uma pausa. Nossas mentes podem ter dificuldades para se concentrar intensamente em tarefas de oito horas por dia. Por isso, pode ser melhor dividir o trabalho em segmentos de uma hora, com um intervalo de 5-10 minutos entre as tarefas. Esta pequena pausa vai permitir a sua mente descansar, antes de se concentrar novamente.

Fazer suas tarefas mais difíceis quando você está mais alerta.
Isso vai ajudar a maximizar a sua concentração.

Prometa a si mesmo uma recompensa.
Por exemplo, fazer uma regra de que se você se concentrar intensamente por 45 minutos em uma tarefa, você pode fazer uma pausa para tomar uma xícara de café quando você terminar a atividade. Simples “auto-recompensas” podem muitas vezes ser grandes motivadores.

Leitura de emails.
Estipule horários para responder seus emails.

Smpartphones são úteis, mas nos torna reféns deles. Certa vez li um artigo sobre hábitos de empreendedores de sucessos, e um deles era ler os e-mails depois de um determinado horário. Coloquei isso em prática e sinto que as minhas manhãs se tornaram mais produtivas, já que faço as minhas caminhadas e exercícios e a partir de um certo horário começo a receber os e-mails. Antes dessa prática, eu nunca conseguia sair de casa no horário previsto ou me dedicar a outras atividades, porque me culpava por não responder algo naquele exato momento.

Pontos-chave

Sentar para se concentrar em uma tarefa pode ser difícil, especialmente quando você é constantemente interrompido.

Para ajudar a aumentar o seu foco, comece com uma boa refeição de manhã e beba muita água durante todo o dia.

Não seja multitarefa, feche a porta (ou use fones de ouvidos caso você trabalhe em um ambiente de trabalho compartilhado) e ouça música.

Embora pareça um pouco estranho, tenha pausas curtas, mas regulares, isso certamente pode te ajudar a melhorar a sua concentração.

Agora é a sua vez…
Você tem alguma prática que te ajuda a manter o seu foco e concentração?

Compartilhe nos comentários abaixo e faça parte da comunidade que quer difundir informação, outras pessoas podem aprender com você. 🙂

Tags : CarreiraFerramentas de ProdutividadeLifeStyleProdutividade
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.
  • Parabéns Pri, pelo seu artigo. Muito bom mesmo. Eu já uso algumas das dicas que você citou, e uma delas é ouvir música instrumental, barulho de chuva ou de cachoeira. Uso um site de playlist.

    Mais uma vez parabéns e obrigado por compartilhar essas dicas.