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Marketing Digital

Curadoria de conteúdo: 7 ferramentas essenciais para encontrar conteúdos

Você sabe o que é Curadoria de Conteúdo?

Como podemos facilmente filtrar e selecionar as informações que recebemos todos os dias?

Quais ferramentas devem ser utilizadas pelo Social Media para executar esse processo importante?

Neste artigo vou falar sobre 20 ferramentas super úteis e essenciais que facilitam o trabalho do gerente da comunidade na curadoria de conteúdo.

Como todos sabemos, a Internet mudou muitas coisas em nossas vidas e, devido à velocidade com que o Social Media cria e dissemina informações na Internet, curadoria de conteúdo é uma tarefa muito importante em seu trabalho, para procurar e selecionar as informações que circulam na rede e que podem interessar membros de sua comunidade.

A curadoria de conteúdo é um processo que deve ser sistemática e requer tempo e esforço por parte da pessoa que a pratica. Então, a melhor maneira de economizar tempo e não complicar a sua vida é fazer uso das melhores ferramentas para obter um conteúdo valioso.

Atualmente, encontrar conteúdo relevante na mídia e nas redes sociais é trabalhoso porque cada vez mais há milhares de novos conteúdos. Então, aqui neste artigo vou falar de algumas das melhores ferramentas que simplificam a vida de um curador de conteúdo.

O que é curadoria de conteúdo?

A curadoria de conteúdo baseia-se em buscar, coletar, filtrar e selecionar conteúdo e informações relevantes, dentre diversos conteúdos que já existem na Internet, para a sua comunidade.

Ou seja, um curador de conteúdo fornece conteúdo valioso e informações úteis para satisfazer as necessidades dos seus leitores.

A curadoria de conteúdo é uma maneira de nos aliviar do bombardeamento de informações que recebemos diariamente.

Quem é o curador de conteúdo?

O curador de conteúdo é a pessoa que está permanentemente procurando, coletando, organizando e compartilhando conteúdos sobre um assunto importante para a sua comunidade.

É o profissional que separa a mais valiosa dentre as centenas de informações que estão diariamente na Internet, aquele que gera economia de tempo para a sua audiência.

Características de um curador de conteúdo

  • Conhecedor da comunidade: é importante conhecer bem o seu público-alvo, sua marca e o tema sobre o qual o curador quer falar.
  • Estar atualizado: deve estar informado sobre a evolução e as tendências no setor.
  • Ter olhar aguçado: precisa distinguir entre o que é conteúdo de valor e o que não é.
  • Ser curioso: uma pessoa que está interessada em muitos assuntos e está sempre atento à informação que passa pelos seus olhos;
  • Ter intuição: entender que um conteúdo pode ser importante a curto ou médio prazo.

Depois de aprender o que é a curadoria de conteúdo e as principais características que diferenciam esse profissional, vamos falar sobre as fases, ou etapas, desse processo.

5 etapas do processo de curadoria de conteúdo

1) Identificação das necessidades: iniciar o processo identificando as necessidades do público e distribuir o conteúdo coletado e curado;

2) Aquisição de Conteúdo: Identificar informações na Internet que podem ser de interesse para a comunidade e coletar tais informações;

3) Armazenamento de conteúdo: Depois de selecionar a informação, é importante armazenar suas fontes em um sistema de repositório;

4) Distribuição de Conteúdo: Nesta etapa é hora de selecionar os canais nos quais serão compartilhadas e distribuidas as informações. Os canais mais utilizados são redes sociais como Twitter, Facebook, Google Plus ou LinkedIn, e outros como blogs e websites.

5) Monitoramento: Esta etapa é muito importante porque é o que vai nos dizer qual conteúdo compartilhado está sendo mais acessado por nosso público. Com isso, podemos saber que tipo de conteúdo selecionar para conseguir maior engajamento.

Após esta introdução, vou continuar com as 20 ferramentas as quais, para mim, são as melhores e mais úteis para ajudar na tarefa de curadoria de conteúdo.

Se você não conhecer alguma dessas sugestões, visite os sites, experimente e depois escolha as que melhor se adequarem à sua estratégia.

  1. Twitter: Embora não seja um conteúdo selecionado, você pode usar a pesquisa avançada no Twitter para descobrir quais são os temas das tendências por país e cidade. Altamente recomendado.
  2. StumbleUpon: Uma ferramenta que tem um grande número de páginas que podem oferecer conteúdo de acordo com o seu gosto. O conteúdo que eles oferecem será ajustado conforme você acessar os conteúdos sugeridos.
  3. Scoop.it: É uma plataforma que serve para construir a nossa própria informação por meio de pesquisas através de palavras-chave diferentes. Você pode procurar por temas de interesse, selecionar o conteúdo, salvá-los por categorias e compartilhar o que achar mais interessante em suas redes sociais.
  4. Paper.li: É um dos melhores gestores de curadoria de conteúdo. É um programa que recolhe as melhores publicações de nossos seguidores no Twitter, Facebook e outras redes sociais nas últimas 24 horas e faz uma espécie de diário. Com excelente apresentação e você ainda pode compartilhar nas diversas redes sociais.
  5. Storify: Crie uma história completa e coerente com as informações obtidas a partir de diferentes redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube, usando mensagens, atualizações, tweets, fotos ou vídeos sobre um tema relevante. Você pode filtrar por palavras-chave, hashtags ou usuários para percorrer os comentários e notificações em tempo real.
  6. Flipboard: Todos os nossos temas de interesse reunidos em um só lugar, com um formato muito atraente e fácil de usar. Basta selecionar as categorias que lhe interessam e terá à sua disposição as últimas notícias relacionadas aos tópicos que você escolher. Pode ser vinculado às suas redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ ou Instagram e todas as atualizações serão visualizadas. Também permite que você crie suas próprias revistas organizados por seus tópicos favoritos.
  7. Pearltrees: É uma biblioteca de colaboração que permite coletar, organizar e compartilhar informações de uma forma muito visual. Você pode adicionar páginas web, imagens, arquivos e anotações. Seu uso é muito simples, basta ir arrastando e organizar o nosso conteúdo do jeito que gostamos.

Você pode sincronizar e compartilhar em redes sociais como o Twitter ou Facebook.

Neste post eu falei sobre as ferramentas que, para mim, são as melhores e que me ajudam a desempenhar a função de curadoria de conteúdo, mas há muitos mais. É quase impossível usar todas no dia a dia, por isso o meu conselho é: experiente e selecione uma delas, aquela que melhor atender as suas necessidades e que facilite o seu trabalho!

E você? Quais ferramentas de curadoria de conteúdo você usa?

Tags : CarreiraCuradoria de ConteúdoEstratégiaMarketing DigitalRedes SociaisSocial Media
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.