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Marketing Digital

Klout e a importância de medir a sua influência nas redes sociais

O Klout é uma medida de influência e alcance do Social Media. Para usá-lo é muito simples, você acessa o site do Klout, autoriza o acesso dele às suas contas do Twitter, Facebook, Instagram, Google Plus, Foursquare, LinkedIn, Tumblr, Youtube, Blogger, WordPress.com e Flickr.

O algoritmo Klout em seguida te dará uma pontuação de 1 a 100.

O bacana do Klout também é que ele cria Gamification entre usuários de mídia social, ou seja, é uma estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica.

Isso se torna bom quando as pessoas vêem Klout como forma de acompanhar o progresso do seu trabalho. É quando ele se transforma em uma “corrida armamentista” e as pessoas usam a automação para “jogo” do algoritmo onde as coisas podem dar errado.

Se você está começando, então espere uma Klout, de 20, 30 ou 40. Pontuação 60 é um influenciador moderado, 70 e acima é os reinos de um influenciador, 80 e acima são para quem apresenta status de celebridade.

Você pode me perguntar: “Estou apenas começando, como eu posso chegar em um nível de relevância no Klout?”
Simples, o algoritmo Klout mede uma série de bons comportamentos e se você seguir alguns passos básicos, verá o seu Klout começar a ascensão.

A Essência do Social Media e venda social

O processo de vendas não foi alterado. O que mudou é a capacidade de utilizar as novas tecnologias para nos ajudar a vender. Por exemplo, hoje as pessoas vendem através do Instagram, Facebook e por aí vai…

Hoje podemos consultar o preço de algum produto ou serviço pelos sites de comparação, pesquisa entre concorrentes e quando chegamos no ponto de venda, muitas vezes podemos saber até mais que o vendedor.

Saia na frente da concorrência

Então, como você pode saltar sobre esse problema e da concorrência?

Reflita e veja se é coerente você trabalhar a sua marca pessoal para você se tornar uma autoridade no LinkedIn, se mesmo como um “líder de pensamento” e como um conselheiro de confiança nas perspectivas da indústria e os clientes virão até você.

Você pode chegar a essa perspectiva diante de qualquer outra pessoa e, em seguida, usando suas habilidades de vendas “old school” você pode fechar o negócio. Legal né?
Vale a pena investir no selling social (venda social), porque ela pode se tornar uma das suas principais vantagens competitivas.

Então onde é que Klout entra?

O Klout é uma boa medida para o seu progresso, desde a fase iniciante até aquele ponto em que você se torna referência em determinado assunto. Todos que querem saber qual é a sua relevância no ambiente digital podem acessar o seu perfil e ver o seu rankeamento.

“Ótimo, então o que eu preciso fazer?”

Siga essas 3 dicas e acompanhem o seu score mensalmente, certamente ele vai aumentar:

1. LinkedIn: É o alicerce de suas atividades, você pode segmentar clientes, fazer novos contatos com profissionais da sua área de interesse e prospects. Ele calcula que para cada venda da empresa 4.7 pessoas estão envolvidas, é assim que você descobre quem são os influenciadores, decisores, etc, e assim facilita o seu aprouch.

Se o seu objetivo é fazer contato com as pessoas que participam do processo de compras e/ou vendas, o seu perfil precisa ser focado em informações sobre o assunto, ou seja, quando você se aproxima de potenciais clientes, você precisa entender qual é o perfil que eles gostariam de se envolver.

Realmente vale a pena investir um dia de seu ano de vendas fazendo isso. Você também precisa incluir na sua lista de atividades que precisa participar pelo menos de um grupo de debate por dia. Isso contribui para que as pessoas te vejam e saibam a sua opinião sobre determinado assunto, que está relacionado com o seu interesse profissional e dos seus possíveis clientes.

Dica: Se você leu algo e gostou, compartilhe no seu perfil ou crie um debate perguntando a opinião das pessoas sobre aquele assunto. Esse é o Selling social com pouco esforço. Como Gary Player disse: “Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho.”

A propósito, você já treinou hoje?

2. Prepare-se no Twitter: Primeira tarefa que você precisa realizar antes de querer se tornar uma autoridade em algum assunto é procurar por fontes confiáveis de conteúdo. Existem sites com muita informação relevante, mas alguns artigos não seguem a linha da relevância, então atente-se para não postá-los.

Publicar notícias ou conteúdos sobre a sua empresa pode parecer um tanto chato para quem acompanha as suas publicações, então recomendo que você utilize 3 tipos de conteúdo para mesclar as publicações:

  • Publique alguma informação ou conteúdo sobre a sua empresa;
  • Busque notícias ou artigos relacionados com o interesse da sua empresa;
  • Faça uma postagem de frase impactante e se houver espaço, pergunte quem concorda.

Para aumentar o seu Klout, você precisa publicar conteúdo que gere engajamento.

Encontre artigos interessantes em seu nicho e compartilhe no Twitter e LinkedIn. Você será a “chama da fogueira” que as pessoas vão se sentar ao redor.

Quanto mais seguidores você tiver, mais você verá o seu Klout aumentar.

Mas ter muitos seguidores não é tudo. Mídia social tem relação com engajamento, seguidores é consequência.
Se você publicar conteúdo relevante, as pessoas vão compartilhar ou dar RT e isso tem um grande impacto em influência no Klout.

Envolva-se com o conteúdo, faça uma pergunta, leve as pessoas a responder. Pergunte por que alguém gostou de um artigo. Por exemplo, publique um artigo dizendo “isso é um grande artigo porque …”, “excelente artigo, vimos uma situação semelhante em nossos clientes”, “nossa pesquisa mostra algo semelhante”.

3. Facebook: Publique conteúdo relevante para o maior número de amigos que você puder e garanta postagens pelo menos uma vez por dia, abuse das imagens impactantes, elas geram mais alcance.

As redes sociais tem um papel muito importante para quem busca novos contatos comerciais, fazer vendas e relacionamento.
Lembre-se que elas são ferramentas para você compartilhar conteúdo, seja próprio ou de outras fontes e o mais importante é garantir que esse material seja útil, ou seja, que ofereça opções para as pessoas tentarem resolver problemas ou gerar novas ideias.
É importante que você seja referência no assunto, e para isso acontecer, as pessoas precisam confiar no que estão lendo.

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Tags : FerramentasKloutMarketingRedes Sociais
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.