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Marketing pessoal: como causar uma boa impressão em 8 passos

Você já deve ter ouvido dizer que leva-se poucos segundos para alguém te avaliar quando se encontram pela primeira vez. Neste curto espaço de tempo, a outra pessoa forma uma opinião sobre você com base em sua aparência, na sua linguagem corporal, no seu comportamento e até como você está vestida.

Justo ou não, correta ou não, essa primeira impressão pode ser quase impossível de reverter ou desfazer, tornando cada primeiro encontro extremamente importante, pois eles podem definir o rumo de todas as relações que poderão ser criadas.

Pensando nisso, quero compartilhar alguns pontos que considero importante e que aprendi na prática (algumas vezes de forma não muito fáceis, nem divertidas) sobre a importância de conseguir criar uma boa primeira impressão. Este artigo fornece algumas dicas úteis para ajudá-lo a fazer isso. Espero que seja útil para você.

Vamos lá?

#1 Pontualidade

Dependendo da cidade que você mora, fica complicado não se atrasar, mas vamos combinar que a pessoa que você vai encontrar pela primeira vez pode não estar interessada na sua “boa desculpa” pelo atraso.

Planeje sempre chegar alguns minutos mais cedo. Considere possíveis atrasos por conta do trânsito ou rotas erradas que o GPS te der.

Chegar cedo é muito melhor do que chegar atrasado e é o primeiro passo na criação de uma grande primeira impressão.

#2 Seja você mesmo

Se você está se sentindo desconfortável isso pode fazer a outra pessoa não se sentir à vontade e isso é uma maneira de criar a impressão errada. Se você está calmo e confiante, a outra pessoa vai se sentir mais à vontade, e por isso têm uma base sólida para fazer essa primeira impressão boa.

#3 Apresentar-se adequadamente

Estamos falando de questões de aparência. Certamente não significa que você precisa estar como um (a) modelo para criar uma primeira impressão forte e positiva. (A menos que você está entrevistando com a sua agência de modelos, é claro!)

Não. A chave para uma boa impressão é apresentar-se adequadamente.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e a sua aparência está dizendo as coisas certas para ajudar a criar a primeira impressão?

Comece com a maneira de se vestir. Qual é o vestido apropriado para a reunião ou evento? Em um ambiente empresarial, qual é o traje de negócios adequado? Blazer, casual?

E quanto a sua preparação? Aparência limpa e arrumada é apropriado para a maioria das ocasiões empresariais e sociais. Um bom corte de cabelo, roupas limpas e arrumadas. Para as mulheres, use uma maquiagem leve, sem exageros.

#4 Uma palavra sobre individualidade

A boa notícia é que você pode geralmente criar uma boa impressão sem a conformidade total ou perder a sua individualidade. Sim, para fazer uma boa primeira impressão que você precisa fazer para “encaixar” em algum grau. Mas tudo vai voltar a ser apropriado para a situação. Se em um ambiente empresarial, usar traje de negócios adequado.

#5 Um sorriso vencedor

Como diz o ditado, “Sorria e o mundo sorrirá de volta.”

Então, não há nada como um sorriso para criar uma boa primeira impressão. Um sorriso caloroso e confiante vai colocar você e a outra pessoa à vontade. Então, o sorriso é um vencedor quando se trata de grandes primeiras impressões. Mas cuidado com os exageros.

Esteja aberto e confiante

Quando se trata de fazer a primeira impressão, a linguagem corporal, bem como aparência fala muito mais alto do que palavras.

Use a sua linguagem corporal para projetar confiança adequada e auto-confiança. Fique em pé, sorria (é claro), faça contato visual, cumprimente as pessoas com um aperto de mão firme. Tudo isso vai ajudá-lo a projetar confiança e isso incentiva tanto você quanto a outra pessoa a sentir-se mais à vontade.

Quase todo mundo fica um pouco nervoso quando encontro alguém pela primeira vez, o que pode levar a hábitos nervosos ou palmas das mãos suadas. Por estar ciente de seus hábitos nervosos, você pode tentar mantê-los sob controle.

Controlar um tremor nervoso ou um riso nervoso lhe dará confiança e ajudar a outra pessoa se sentir à vontade.

#6 Conversas

Antes de encontrar uma pessoa pela primeira vez, pesquise sobre ela, busque informações através das suas redes sociais. É o famoso “Stalker”, mas por uma boa razão: você quer manter uma conversa agradável baseado nos interesses que a pessoa e você tiver.

Existe alguma coisa que você sabe do que você tem em comum com a pessoa que você está encontrando? Se assim for, isso pode ser uma ótima maneira de abrir a conversa e mantê-la fluída.

#7 Seja positivo

Essa na minha opinião é uma das dicas mais importantes.

Sua atitude mostra tudo o que você faz. Projetar uma atitude positiva, mesmo em face de críticas ou, no caso de nervosismo. Esforce-se para contribuir de forma adequada, mantendo de forma otimista e um sorriso. Ninguém gosta de ouvir reclamações, ainda mais se for a primeira vez que você encontra uma pessoa.

#8 Seja cortês e atencioso

Uma boa maneira de demonstrar cordialidade e atenção é evitar de ficar olhando no celular enquanto uma pessoa está falando.

Seu novo conhecido merece 100% de sua atenção.

Saiba escutar também, não queira ser o centro das atenções, uma conversa é composta por no mínimo duas pessoas, menos que isso é chato, ninguém gosta de monólogos.

Você tem apenas alguns segundos para fazer uma boa primeira impressão e é muito difícil desfazer isso. Então, vale a pena dar cada novo encontro o seu melhor. Veja cada oportunidade como única.

Muito do que você precisa para causar uma boa impressão é o senso comum. Mas com um pouco de reflexão e preparação extra, você pode aprimorar o seu estilo intuitivo e tornar cada primeira impressão não apenas bom, mas inesquecível.

Tags : ComportamentoDicasMarca PessoalMarketing PessoalPersonal Branding
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.