fechar
CarreiraMarketing Digital

Os 6 termos sobre Redes Sociais que todo Social Media precisa saber

Para todo Social Media as redes sociais é uma das suas ferramentas mais importantes no dia a dia, pois essas aplicações são os aliados perfeitos para fortalecer uma marca ou um serviço. À medida em que vamos conhecendo as redes sociais, escutamos vários termos (muitos deles em inglês) que são vitais para compreender este grandioso mundo, vamos conhecer algumas definições e conceitos básico que são a base do Social Media.

Se no seu dia a dia você se relaciona com esses termos e precisa ter claro o que cada conceito representa, então te convido a conhecer as 6 definições que vou compartilhar com você. Provavelmente você já ouviu falar e sabe o que cada uma delas significam, mas se você ainda tiver alguma dúvida, espero que o post seja útil para você.

Hashtag: Conhecido na rede social com o símbolo (#), é um termo alusivo a um método de alcance muito efetivo no qual uma série de caracteres ou palavras-chave são formadas que fazem o usuário ou cliente identificá-lo mais rapidamente. Graças a esta opção simples, as possibilidades de uma publicação, artigo ou mensagem publicitária podem ser vistas por mais pessoas. Seu uso deve ser moderado, pois não devem ser colocados rótulos que não atraem o público em aplicativos como Twitter, Facebook, Instagram e assim por diante.

Fake News: Definido principalmente como informações falsas nas redes sociais. Este é um dos problemas mais comuns em sites e plataformas de entretenimento e comunicação, porque quanto mais pesado o conteúdo, mais viral você pode obter. Você precisa ter muito cuidado na informação que é publicada, porque muitas fontes podem não ser confiáveis.

Community Manager (Gerente da Comunidade): Certamente você já ouviu este termo inúmeras vezes, porque se espalhou para um nível em que muitas pessoas  acreditavam ele é um verdadeiro especialista em manter vivas as redes sociais de uma empresa ou comunidade. Em essência, ele é uma pessoa com estudos na área que visa criar e gerenciar publicações nas redes sociais de uma empresa. Atrás deste profissional, pode haver mais pessoas encarregadas de desempenhar essa função com as melhores ferramentas para obter resultados em meses e até semanas.

Engagement: esta palavra refere-se aos níveis de interação que nossos seguidores e públicos fazem com todas as transmissões e conteúdos transmitidos por diferentes redes. Esta participação é realizada através de comentários, como e também a opção de compartilhar publicações. Se você tem um público que está sempre em contato direto com a empresa, será melhor oferecer respostas e soluções de curto, médio e longo prazo, tanto no cuidado quanto no mesmo produto ou serviço.

Alcance: embora seu conceito diga muito mais do que outros, alcançar é uma das palavras mais utilizadas no mundo do marketing, porque, dependendo da qualidade da campanha, pode obter resultados positivos ou negativos. O escopo pode ser observado por diferentes aplicativos e plataformas especializadas na emissão de figuras específicas sobre pessoas que leram a informação, usuários que acessaram um link para comprar um computador, entre outras coisas.

Influenciador: um influenciador é uma pessoa que se destaca em qualquer pedido para o seu grande número de seguidores e também pelo seu poder de convencer em diferentes situações. Este conceito está se tornando cada vez mais, e isso ocorre porque muitos perfis em diferentes redes sociais podem fornecer informações boas e interessantes sobre o setor para o qual estão estabelecidas. Simplesmente, um influenciador pode ter uma opinião para e contra a compra de um produto ou serviço, tudo dependendo de vários fatores.

E você, conhece algum termo ou expressão que usamos no Social Media?

Compartilha comigo nos comentários 🙂

Tags : Marketing DigitalRedes SociaisSocial Media
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.