fechar
CarreiraPersonal Branding

Programadores: como usar 4 plataformas para gerenciar a sua marca pessoal

Programadores: como usar 4 plataformas para gerenciar a sua marca pessoal

Embora eu seja da área de marketing, faz alguns anos que convivo com profissionais de TI. Já fui responsável inclusive pelo recrutamento e seleção de muitos programadores quando trabalhei numa consultoria que realizava Outsourcing. Uma vez que fossem contratados, eu fazia a gestão deles, ou seja, fazia uma interface entre eles e os clientes, era desafiador e isso me proporcionou muitos aprendizados.

Atualmente convivo com muitos Devs aqui na Alura. Além deles, grande parte dos meus alunos também são da área de programação, por este motivo resolvi criar este artigo para dar algumas dicas de como eles podem usar algumas plataformas para promover a sua carreira.

Mas se você não é da área de Tecnologia da Informação, saiba que as dicas são válidas para você também.

Dito isso, vamos para o que interessa!

Ter um perfil profissional competitivo é apenas uma parte da equação para conseguir um emprego. Mas vamos combinar que você não quer apenas um emprego, você quer trabalhar em uma empresa que te dê condições de se desenvolver profissionalmente e pessoalmente, onde você ganhe bem, para não ter que se preocupar em como fará para pagar as suas contas, dentre outras coisas.

Caso você não saiba, os recrutadores estão avaliando cada vez mais a sua marca pessoal e reputação online e, por esta razão, conhecer os principais recursos que o ambiente digital oferece pode ser um diferencial na sua carreira.

O ambiente digital é um ótimo local para você desenvolver o Marketing Pessoal, mas é importante preocupar-se também com a sua essência, em descobrir quem você é, o que pode fazer pelas pessoas e em quanto tempo você pretende fazer tudo isso.

Embora a demanda por profissionais de TI tenha aumentado nos últimos anos, as empresas ainda são muito exigentes em seus processos seletivos. Não só procuram profissionais treinados, mas também precisam de qualidade, empenho e pessoas que compartilham seus valores. Não pense que se você dominar Java ou PHP já terá todas as portas abertas, você também precisa se preocupar com a sua marca pessoal.

“As empresas estão procurando profissionais de TI talentosos que compartilham seus valores corporativos.”

Ao ter a sua marca pessoal bem posicionada você pode buscar as melhores oportunidades profissionais.

Se você ainda não parou para refletir sobre a importância da Marca Pessoal, comece a identificar as características que se destacam daqueles que têm um perfil semelhante ao seu. Uma vez que identificou seus pontos fortes, você tem que planejar como vai comunicar essas qualidades. Ok, o processo de gestão da marca pessoal não é tão simples, mas se quer começar a refletir sobre o assunto, esse é um bom caminho.

Todos os profissionais têm marca pessoal.

Todos nós possuímos uma imagem daquilo que imaginamos que somos ou opinião sobre nós mesmos. Assim, quando queremos melhorar a nossa marca pessoal não estamos começamos do zero.

Então o que precisamos fazer nesse caso é promover o nosso auto-conhecimento, ou seja, questione-se sobre quem você é, o que você quer ser, no que você é bom, no que você quer se destacar e pense em como colocar esse plano em prática.

Ideias para melhorar a sua marca pessoal se você é um talento em TI.

Em um mundo onde a tecnologia digital está mudando a forma como gerimos as nossas carreiras, desenvolver a sua marca pessoal faz a diferença. Uma marca pessoal cria valor, melhora a sua imagem e pode oferecer mais chances de crescimento.

Existem plataformas nas quais você pode desenvolver sua marca pessoal. A seguir falarei sobre as principais.

1- Google

Google

Todos os recrutadores usam o Google para descobrir mais sobre um potencial candidato.

Você já pesquisou o seu nome no Google hoje?

O que você vê é o que o mundo sabe sobre você.

A melhor maneira de alcançar um bom posicionamento é através de um site ou blog onde você pode expor os projetos nos quais participou, bem como através de seus perfis nas redes sociais.

A sua presença em plataformas como o GitHub também pode te render um bom posicionamento no Google, assim como fazer parte de comunidades on-line para os desenvolvedores e designers, como GUJ, Stackoverflow, entre outros.

2- LinkedIn

Linkedin

O LinkedIn é um excelente canal para desenvolver sua marca pessoal. Os recrutadores usam essas plataformas para buscar os perfis adequados para o seu projeto ou negócio. Estar nessa importante rede social de profissionais permite melhorar a sua presença on-line, a sua reputação e também encontrar um emprego compatível com suas habilidades.

3- Redes Sociais

Redes Sociais

Redes Sociais são uma excelente opção para melhorar a sua marca pessoal. É aconselhável saber quais são as que melhor se adaptam ao seu perfil profissional. É aconselhável ter uma presença em 3 ou 4 principais redes sociais e criar conteúdo valioso, ou seja, compartilhe suas experiências profissionais, suas ideias e tudo aquilo que você achar que pode ajudar as pessoas a lidar com algum problema ou situação do dia a dia.

Evite a todo custo deixar as suas redes sociais abandonadas, isso só vai prejudicar a imagem da sua marca pessoal.

4- Monitore a sua marca pessoal on-line

Monitore sua marca on-line

Como em qualquer estratégia, é importante medir os resultados e ajustar as ações que você realizou durante um determinado período. Eu, por exemplo, deixo para mensurar os resultados mensalmente.

Existem ferramentas que permitem monitorar a sua marca pessoal on-line e em tempo real como os Alertas do Google. O Google fornece alertas, que chegam via e-mail enviado cada vez que você for mencionado no mundo digital.

O Klout é uma excelente plataforma para medir a influência que você tem nas suas redes sociais. Quando você cria a sua conta, repare que vai ter uma pontuação (em geral de 0 a 100). Quanto mais influência você tiver, maior será o seu ranking. Quando falo influência me refiro ao número de pessoas que lêem o que você compartilha, que interagem com você através das menções e conversas. Então se alguém te mencionou em alguma rede social, aproveite para puxar assunto com a pessoa, interaja com ela.

Se você quer usar o Twitter para se relacionar com as comunidades de seu interesse, recomendo o Hootsuite. Com esta ferramenta você pode acompanhar as conversas e as menções que recebeu no seu Twitter, e saber quem está twittando sobre seu blog ou página.

Conclusão

A estratégia desenvolvida para a sua marca pessoal vai beneficiar você. Ela permitirá você crescer profissionalmente revelando as qualidades que o fazem especial e único, e as empresas vão saber onde os melhores talentos que se encaixam perfeitamente em seus projetos estão.

Esses pontos que mencionei são importantes, mas falar de Marca Pessoal pode ser delicado porque é um processo que envolve muitos fatores. A ideia deste artigo é compartilhar a importância sobre o assunto, o que você pode ganhar com isso e por onde começar.

Se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura deste eBook que escrevi: 5 Passos para desenvolver a sua marca pessoal nas mídias sociais.

Se você gostou desse artigo, comente e compartilhe com um amigo(a) que você acredita que deveria ler.

Até a próxima! 🙂

Tags : CarreiraMarca PessoalPersonal BrandingPostura profissional
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.
  • José Luiz Moraes Souza

    excelente dica é importante saber de vc mesmo na rede.

    • Verdade meu querido amigo José Luiz,

      Agradeço a visita e comentário.

      Abraços

  • Jéssica Westphal

    Muito boa a matéria! Me fez refletir sobre minha inatividade profissional nas redes sociais, principalmente no LinkedIn! Adorei as dicas!

    • Oi Jéssica,

      Que ótimo saber disso!

      Espero que você consiga usar as suas redes sociais para se posicionar e conquistar vôos cada vez mais alto!

      Abraços

  • Acabo de ler o artigo, fiquei com uma dúvida: Pri, você é da área de Marketing mesmo? Rsrs…

    Mandou super bem nas indicações, são ferramentas úteis e de extrema importância para o desenvolvimento de nossa marca pessoal.

    No artigo você citou duas comunidades on-line (GUJ e Stackoverflow), gostaria de aproveitar a oportunidade para indicar mais algumas com o intuito de contribuir com a galerinha! 🙂

    Vamos lá:
    https://www.reddit.com/
    https://www.codeproject.com/
    https://www.sitepoint.com/community/
    https://teamtreehouse.com/community
    https://developers.google.com/community/

    Bem, acho que está bom né? Rs.

    Pri, ficou top o artigo!! Parabéns e espero que eu tenha contribuído de alguma forma!

    Beijos!

    • Oi querido!

      Claro que você contribuiu, lembre-se que se não fosse você, o meu blog não seria lindo como é!

      Uau, várias plataformas legais, hein? Adorei e acho que a galera também vai curtir.

      Obrigada por tudo!!
      Abraços!

      • Valeu, Pri! =)

        Você viu? Fiz uma coletânea com as mais conhecidas e utilizadas pela galera nos dias atuais. Tinha mais, porém achei viável filtrar as informações, pois não iria caber tudo aqui. Rsrs.

        Creio e espero que tenha ajudado!

        Abraços!

  • Mauro Rodrigues

    Muito bacana o artigo! Só nos abriu a mente que é fundamental zelarmos pela reputação de nossa marca pessoal, pois isso só tende a nos trazer bons frutos. Eu movimento pouco as minhas redes sociais, porém após a conscientização do artigo, procurarei movimentá-las com mais frequência.

    Priscila, obrigado por compartilhar essas essenciais e preciosas dicas conosco.
    Parabéns pelo belo artigo!

    Forte abraço!

    • Oi Mauro,

      Agradeço o feedback e você está certíssimo! Investir na marca pessoal é fazer a melhor escolha e espero que você consiga colocar isso em prática e que descubra maneiras diferentes de promover a sua marca 🙂

      Mais uma vez, obrigada pela visita e pelo comentário!

      Um forte abraço