fechar
LifeStyle

Trabalho e descanso: como manter o equilíbrio entre os dois?

O tempo se tornou o nosso bem mais precioso e escasso. Não é incomum ouvirmos que o dia deveria ter mais de 24 horas para darmos conta de tantas coisas. Ledo engano… Quanto mais tempo tivermos, mais tarefas e responsabilidades vamos assumir.

Dito isso, gostaria de te perguntar algo: quando foi a última vez que você tirou um tempo para você descansar ou fazer alguma atividade de lazer?

Pode parecer uma pergunta estranha, mas se você parou para pensar sobre quando foi esse momento, é bom acender o sinal de alerta. Talvez você precise refletir mais sobre o assunto e espero que esse post te ajude.

Ficamos obcecados em ser produtivos, muitas pessoas publicam artigos com temas relacionados a isso, você já deve ter lido algum artigo como por exemplo “Livre-se dos ladrões de tempo e seja mais produtivo!” ou “Como melhorar a sua concentração e foco”. Essas iniciativas são importantes, acredito que tudo que possa ajudar as pessoas a maximizarem o seu tempo é válido, mas com tudo isso, conseguimos nos esquecer de que ter um momento para nós é importante.

É natural pensarmos que quanto mais dedicarmos horas ao trabalho, melhor será a nossa produtividade.

Será?

A verdade é que uma pessoa que está exausta pode não ser produtivo, isso pode aumentar as chances de cometermos erros, enganos e nos esquecermos das coisas.

Relaxe um pouco

O tempo de lazer e tempos livres são extremamente importantes nos hábitos de quem está sujeito a muito estresse ou altas cargas de trabalho; eles são tão importantes como tempo que trabalhamos.

Obviamente, a ideia não é completamente negligenciar nossos deveres, mas sim procurar esse equilíbrio saudável que nos permite cumprir as responsabilidades e relaxar a mente.

Temos que ter em mente que o excesso de trabalho nos desgasta fisicamente e mentalmente, por isso é essencial que você tenha tempo de lazer para a recuperação desse esforço.

Dito tudo isso, quero compartilhar algumas recomendações que você pode aplicar em dois ambientes: em seu local de trabalho e fora dele.

Dentro do trabalho: Lembre-se que você não é o Superman ou a Mulher Maravilha, então tenha alguns momentos para se distrair.

O ideal é se movimentar, esticar o corpo para liberar a tensão e oxigenar o cérebro. Fazer isso várias vezes durante o dia de trabalho te ajuda a se manter ativo.

Ou ainda, você pode optar por caminhar fora do seu trabalho por um tempo, você escolhe.

Fora do local de trabalho: este é o melhor momento, porque nos libertamos da cadeira que nos amarrou durante longas 8 horas e temos nosso tempo de lazer para desfrutar como nós queremos!

Aqui estão algumas opções de entretenimento:

  • Atividades passivas como assistir TV, relaxar no sofá, etc … pode nos ajudar a descansarmos. Eles são, portanto, uma boa maneira de relaxar.
  • Atividades-sociais: nas quais dividimos o tempo com os outros, pode ajudar de duas maneiras: eles oferecem apoio social e não exigem os mesmos esforços emocionais que usamos no trabalho. Que tal chamar seus colegas do trabalho ou da faculdade para um happy hour na próxima quinta-feira?
  • Atividades físicas: isso pode melhorar a sua saúde física e mental. Frequentar academia, correr, cross fit, fazer aula de yoga ou pilates podem fazer muitas coisas por você, eles ajudam a cuidar do corpo e da alma. Deve ter alguma academia perto de você te esperando. Se você ficou curioso para conhecer esses benefícios, dê uma oportunidade a si mesmo e busque algum lugar para trabalhar com o corpo e descansar a alma.

E então, pensou em como ter atividades físicas, sociais e descansar podem te ajudar a ser um profissional melhor?

Aproveite esse momento e reflita sobre o que você pode fazer para conciliar seu trabalho com o lazer, busque alternativas, conheça lugares e pessoas, isso será bom para você.

Tags : CarreiraLazerProdutividade
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.