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Marketing Digital

Twitter: 10 Dicas para conseguir seguidores que realmente importam para o seu negócio

Você luta para conseguir seguidores no Twitter que realmente produzem resultados para você em sua empresa?

Então este artigo é para você!

Frequentemente as pessoas me perguntam por que eu gosto tanto de usar o Twitter qual é a graça de utilizá-lo, e por aí vai…

Mas eu acho que a pergunta ideal deveria ser: “Como você consegue seguidores no Twitter que realmente importam?”.

Digo “seguidores que realmente importam” porque por meio da minha conta consegui clientes, projetos, convites para palestras, que me dão mais visibilidade e retorno profissional.

Ao contrário do que muitos pensam, as mídias sociais não são concursos de popularidade. Ter muitos likes e seguidores é legal, mas não é o mais importante.

Se tornar popular no Twitter é relativo; a quantidade de seguidores que você tem nem sempre equivale à popularidade.

Quando se trata de Twitter, é possível ter 50.000 seguidores sem sentido, que não fazem nada para o seu negócio, enquanto outra pessoa pode ter 1.000 seguidores que são altamente ativos e engajados.

Qual você prefere?

Bom, eu sempre vou escolher os 1.000 seguidores altamente engajados em vez de 50.000 seguidores que nunca interagem comigo ou postam algo do meu interesse.

Na verdade, o Twitter é a rede social perfeita para ser “social”, para você mostrar um pouco de personalidade e começar algumas conversas.

A seguir apresentarei várias dicas de ações que eu pratico e que dão certas para mim.

Se você conhece outras, por favor, compartilhe nos comentários e deixe este artigo mais interessante.

O que significa ter uma qualidade de seguidores no Twitter?

O que significa ter uma qualidade de seguidores no Twitter?

Antes de começar a discutir alguns dos pontos mais delicados da construção de uma sequência, é importante esclarecer a minha definição de “qualidade de seguidores” no Twitter.

O que você pode esperar ganhar com os seus seguidores de “qualidade”?

O pote de ouro no final desse arco-íris vem em algumas formas e tamanhos:

  • aumento no alcance das suas publicações;
  • mais acessos aos links publicados nos tweets;
  • maior exposição e credibilidade.

1) Follow estratégico

Eu uso o chamado “follow estratégico”, ou seja, eu estipulo um número de perfis para seguir durante a semana (ou por dia, se você preferir) que fazem parte do meu público-alvo, espero alguns dias e, se depois desse prazo não me seguirem de volta, eu uso algumas opções de ferramentas para dar o “unfollow back”.

Existem várias ferramentas disponíveis para te ajudar a fazer isso, eu alterno entre o Friend or Follow e o JustUnfollow.

As melhores pessoas a serem seguidas são as que você realmente achar interessantes, engraçadas ou perspicazes.

2) Comece a usar pesquisas avançadas com Twitter

A pesquisa avançada precisa ser o seu melhor amigo no Twitter. Ela é muito mais poderosa que a maioria das pessoas pensa e, infelizmente, a maioria dos usuários do Twitter raramente faz uso dela.

3) Busque por palavras-chave relevantes ao seu negócio local

Se você é uma empresa de base local, precisa manter o controle de pessoas que citam palavras-chave em sua área, e que são específicas para a sua indústria, produto ou serviço.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Um salão de cabeleireiro em Campinas mantém o controle de pessoas que citam a expressão “corte de cabelo” na cidade, e usa qualquer oportunidade para se envolver em torno do assunto e ficar top of mind com os residentes.
  • Um pub na Vila Olímpia mantém o controle de pessoas que citam a palavra “fome” no prazo de 5 km dele, e lhes oferece 50% de desconto em sua refeição se visitarem o local, no mesmo dia, com um amigo.

Use um serviço como o Twilert para receber notificações sobre os seus termos de pesquisa mais importantes a cada vez que são mencionados no Twitter. Você poderá receber alertas em tempo real, via e-mail, quando as suas palavras-chave, marcas ou hashtags forem mencionadas no Twitter.

4) Saiba quem está compartilhando o seu conteúdo

Sabia que você pode simplesmente digitar o seu domínio no campo “pesquisar” para ver quem compartilhou algum conteúdo do seu site?

Aqui está um exemplo do que aparece quando digito “negociosemdetalhe.com.br” na busca do Twitter:

Saiba quem está compartilhando o seu conteúdo

Observe como ele inclui qualquer página compartilhada do meu site, e não apenas o domínio raiz por conta própria. Sigo várias pessoas por semana que estão compartilhando o meu conteúdo pela primeira vez, e a maioria delas acaba me seguindo de volta.

Dica
Acompanhe as pessoas que estão compartilhando o conteúdo de concorrentes e as empresas que têm um público semelhante ao seu. Isso é muito útil, pois você vai ter sensivelmente menos atividade que uma empresa ou indivíduo que tem estado em torno da indústria por anos.

5) Menções ao seu @nome e aos de seus concorrentes

Quantas vezes você está convertendo as pessoas que interagem com você no Twitter, em seguidores? É importante mantê-las no seu mundo depois que você interagiu com elas pela primeira vez, ou elas vão te esquecer.

É extremamente importante para mim ficar conectada com as pessoas que querem interagir comigo, afinal de contas elas sempre foram as responsáveis pelo meu crescimento.

Você também pode ter uma abordagem semelhante às das pessoas que interagem com os seus concorrentes para você poder entrar no radar deles.

Vale a pena enfatizar que eu não me refiro apenas a “Obrigado por seguir, @perfilX!”. Isso é muito genérico, e parece uma mensagem copiada e colada.

Refiro-me a responder aos tweets que forem direcionados a você. Isso é uma excelente oportunidade para iniciar uma conversa.

6) Retweet conteúdo de outros usuários

Você conhece aquele ditado popular “as palavras têm poder”? Pois então, o retweet também tem poder!

Retweetar é um elogio. Isso mostra que você encontrou um conteúdo interessante o suficiente para compartilhar com os seus seguidores.

Os retweets são importantes para aumentar o crescimento de seguidores. Eles oferecem um sinal mais forte para outros usuários do Twitter,mais que “favoritar”, que se tornou o equivalente a um “like” do Facebook.

Faça um teste, escolha uma hashtag (#) do seu interesse, e se você achar alguma publicação interessante dê um “RT”. Veja se, com base nisso, você consegue interagir com alguém.

Se não acontecer isso na primeira, continue nos próximos dias. Assim como você não tem esse hábito, pode ser que outras pessoas também não tenham e, com o seu exemplo, de repente as pessoas se interessem em compartilhar mais opiniões. Afinal de contas, o Twitter é ótimo para promover interações entre as pessoas e marcas, certo?

7) Inicie conversas no Twitter

Uma das coisas que eu mais adoro no Twitter é que sempre alguém interage comigo quando eu publico algo. E essa publicação não precisa ser necessariamente algo extremamente culto, quanto mais útil ou engraçado for, maior a chance das pessoas interagirem com você também.

Inicie conversas no Twitter

Depois de tudo isso, como você sabe se seus esforços estão valendo a pena?

É importante você saber se a maioria dos seus seguidores corresponde aos critérios que você procura em seu mercado-alvo.

Minha ferramenta favorita para fazer isso é o Twitter Analytics. Basicamente, os principais indicadores dele são:

  • Impressões – é o número de vezes em que os usuários viram o seu tweet no Twitter.
  • Engajamento – corresponde ao número total de vezes em que um usuário interagiu com um tweet Isso inclui todos os cliques no tweet, retweets, respostas, seguir e favoritos.
  • Taxa de participação – refere-se ao número de engajamentos (cliques, retweets, respostas, seguindo e favoritos) dividido pelo número de impressões.

Além do Twitter Analytics costumo utilizar o Klout e o Twtrland também.

No Klout posso sincronizar as minhas redes sociais e acompanhar a porcentagem de contribuição de cada uma para o meu score.

Sincronize no Klout

Klear é possível acompanhar a evolução do seu trabalho, seja por meio do número de publicações, popularidade ou comunicação. Esses dados podem variar de acordo com a sua atuação mês a mês.

Klear - Acompanhe a sua evolução

Conclusão

Conclusão

Não custa relembrar que para você ter sucesso na sua estratégia no Twitter, assim como em outras mídias sociais, é importante ser coerente com o seu perfil e público, em termos de frequência e qualidade.

Promova outras pessoas mais que a si mesmo. Costumo dizer: “Fale bem dos outros, e eles falarão bem de você”. Esse ditado se aplica muito bem no Twitter, e dá resultados.

Comprometa-se em buscar, criar e compartilhar o melhor conteúdo em torno de sua área de especialização.

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso nas mídias sociais. A verdade é que para se atingir esse objetivo requer tempo, esforço, planejamento e execução, para valer a pena para as empresas.

O Twitter de marketing pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio, mas, como qualquer outra mídia social, pode se tornar um fardo inútil em seus recursos, se não for feito corretamente.

Invista tempo para atrair os seguidores certos, em vez de focar apenas na popularidade, e você será recompensado.

Se você quiser saber como ganhar visibilidade no Twitter, recomendo a leitura deste eBook que escrevi:

Agora é a sua vez…

Você tem alguma prática boa para conquistar seguidores de qualidade no Twitter?

Compartilhe nos comentários abaixo e faça parte da comunidade que busca compartilhar ideias e boas práticas.

Tags : BusinessEstratégiaNegóciosRedes SociaisSocial MediaTwitter
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, me tornei facilitadora do aprendizado, faço a interface entre o aluno e a teoria/prática. Também estou focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais.