Nos últimos tempos e mais do que nunca tenho falado a respeito da comunicação.
Ao longo da minha jornada profissional, passei por diversos momentos em que senti a necessidade de ter uma comunicação mais assertiva e por essa simples razão estou aqui para compartilhar alguns aprendizados que tive durante essa longa jornada, pois acredito que essa “dor” não seja apenas minha.
Lembro-me com muito carinho do primeiro livro que li no curso de Marketing: “A arte de argumentar”.
Inclusive recomendo fortemente esse livro pois ele aborda de modo bem didático diversas questões importantes sobre comunicação.
Além disso, produzi alguns cursos sobre comunicação e aproveito para compartilhar uma formação que criei em conjunto com outras instrutoras na Alura.
A seguir apresentarei cada um deles.
Comunicação: como se expressar bem e ser compreendido.
Nesse curso apresentei diferentes sutilezas que estão por trás da nossa comunicação. Você pode aprender a criar maneiras mais saudáveis de lidar com suas emoções. Apresentei também uma ideia sobre os diferntes tipos de mindset e como você pode usá-los a seu favor. E por fim, mas não menos importante, como gerar uma boa percepção no outro a partir da sua comunicação.
Oratória parte 1: Compartilhe ideias e histórias
Com esse curso, busquei apresentar diferentes repertórios para melhorar o propósito e objetivos da sua apresentação. Além disso, como influenciar de modo positivo a sua platéia e tornar-se um comunicador ou comunicadora para seguro e assertivo.
Oratória parte 2: Apresentações em público
Esse curso vai te ajudar a identificar melhor os impetitivos que podem surgir durante uma apresentação e como lidar melhor com eles. Ansiedade e medo de falar em público também é uma questão importante, ela pode garantir o sucesso ou não da sua apresentação. Aprender como usar a postura corporal a favor da sua apresentação é fundamental.
Feedback: a arte de orientar e ser orientado com sentido
Para uma grande parte dos profissionais, o feedback é um momento traumático e pensando nisso criei esse curso para tratar de diversas questões, como por exemplo: administrar melhor suas emoções e truques para cultivar a mentalidade de crescimento a partir do feedback recebido. Apresento também alguns mecanismos para oferecer e receber melhor os feedbacks.
Comunicação não violenta: Consciência para agir
Você já teve aquela sensação de que errou no tom? Que poderia ter falado a mesma coisa, mas de outroa modo? Pois é, quando isso acontece é importante praticar os conceitos da CNV, comunicação não violenta. Nesse curso abordo as melhores práticas para se comunicar melhor e sobre a importância que a CNV pode trazer para os nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
Comunicação não violenta parte 2: Mantendo a empatia
Esse curso é uma continuação sobre o tema. A empatia se faz presente e extremamente necessária quando falamos de CNV.
Além dos cursos, quer compartilhar alguns vídeos que gravei com o pessoal da Alura:
- Como lidar feedback negativos e positivos
- Apresentações: como falar sobre si?
- Comunicação e softskills
- Comunicação não violenta
- Como falar com mais segurança
- A importância da comunicação na área de TI
Espero que voccê tenha gostado e se tiver alguma dica sobre comunicação, compartilha comigo nos comentários, combinado?
Abraços e até a próxima!
Priscila Stuani
ψ Psicóloga clínica
CRP: 06/193357
WhatsApp para agendamento de sessão: (11) 94377-7677
contato@priscilastuani.com.br
Design desenvolvido orgulhosamente por Lucas Souza, criador do Na cara do gol com Lucas Souza.