Independente da sua área de atuação falar bem tornou-se uma importante moeda de troca.
Foi-se a época que falar bem era um dom ou ainda era tido como talento pessoal ou ainda que essa prerrogativa era da área comercial ou afins. Isso é passado!
Pensando nisso, separei algumas dicas simples, porém importantíssimas, para te ajudar a melhorar a sua comunicação. Vamos lá?
Primeiro erro: não aproveite para se conectar com o público
Em geral, as apresentações sobre dados, instituições e organizações pode nos entediar porque são totalmente impessoais, o que não cria conexão entre quem fala com quem escuta. Por outro lado, quando se torna pessoal, quando há uma conexão nos sentimos fisgados desde o começo e queremos saber mais sobre o assunto, prestamos mais atenção e o assunto envolve nossa atenção.
Lembre-se: os melhores apresentadores são aqueles que fazem um ótimo trabalho desde o começo pensando nessas três coisas:
- Eles nos apresentam rapidamente ao assunto, sem desvios.
- Eles nos dão seu ponto de vista pessoal sobre o assunto.
- Eles nos dão razões convincentes para nos preocuparmos com o assunto.
Conexões pessoais podem ser obtidas através exemplos, narrativas e histórias com as quais o público pode se relacionar.
Embora seja uma apresentação financeira ou comercial, há sempre um ângulo humano que se refere às pessoas.
Elas sempre acham inspirador ouvir fatos importantes antes de chegarem a uma solução para o problema .
Segundo erro: não trabalhar para que o design e o conteúdo sejam relevantes
O melhor sentimento que você pode gerar numa audiência é que eles estão aprendendo algo novo ou expandindo um ponto de vista. É o famoso “Há sempre uma nova maneira de contar uma velha história “.
Lembre-se que as pessoas na platéia são “espertas” por essa razão, fazer com que seja relevante para elas é saber que você precisa mergulhar nas ideias e permitir que elas tirem suas próprias conclusões.
Outra parte fundamental é definir como o conteúdo será revelado, isto é, o que deve ser declarado verbalmente e quais mensagens serão apresentadas por outros recursos multimídia.
Você tem que ter cuidado para não ser repetitivo, já que as pessoas só acham uma ideia interessante na primeira vez que a veem.
Terceiro erro: não prestar atenção à linguagem corporal
Os melhores apresentadores sabem que sua linguagem corporal é parte de sua mensagem e que ela determina seu impacto, então eles cuidam dos seguintes pontos:
- Postura: Deve ser sério, mas natural, que denota dignidade sem arrogância e com autenticidade. Uma boa dica é equilibrar o peso do corpo em ambos os pés, e estes os abrem na altura dos ombros.
- Tom de voz: O mais recomendado é mantê-lo em um volume de conversação e em um ritmo calmo. Uma boa dica ao ensaiar é fazê-lo a num ritmo um pouco mais lento, porque se o apresentador falar rápido demais, isso pode afetar sua dicção e perder o público.
- Movimento corporal: o movimento do corpo nunca deve distrair a atenção do público e deve transmitir controle. Alguns apresentadores dominam o palco e andam quando falam; no entanto, se esse não for seu estilo, o ideal é ficar em um lugar e concentrar o movimento nas mãos e no tronco, reforçando a presença do palco.
- Contato visual: O contato visual é fundamental, uma sugestão é procurar por alguns rostos “amigáveis” na platéia e fazer contato frequente com eles durante a apresentação.
- Nunca se esqueça de que, para alcançar o sucesso em falar em público é importante tentar alcançar o domínio da apresentação, porque a preparação é sempre notada e também ajuda a reduzir o nervosismo. Também é importante aprender a pedir feedback para outra pessoa antes de se apresentar, se você está aberto a críticas, ter uma segunda opinião sempre enriquecerá seu resultado final.
Até a próxima.
Priscila Stuani
ψ Psicóloga clínica
CRP: 06/193357
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