fechar
Marketing Digital

16 Sugestões para ter sucesso no G+

Você ou a sua empresa tem um perfil no Google Plus, mas não consegue extrair bons resultados dessa rede social?

Você gostaria de ter ideias para conseguir um maior rendimento e engajamento no G+?

Então leia este artigo, porque vou compartilhar algumas ferramentas e sugestões sobre o que você pode fazer ou não para ter melhores resultados.

Hoje em dia ainda existe muitas pessoas que não dão importância ao Google Plus como rede social, alguns por que não acreditam na sua potencialidade, outros por desconhecimento.

Para mim, é uma das melhores redes sociais por quê:

  • posso compartilhar os meus conteúdos e obter uma boa taxa de engajamento;
  • é onde posso encontrar informações de qualidade, devido aos círculos;
  • é onde consigo fazer networking, já que em meus círculos podem ter outros profissionais com os mesmos interesses que eu;
  • consigo melhorar o posicionamento do meu blog.

Desde que o Google começou a integrar os artigos do Google Plus nos resultados de busca, em minha opinião, é imprescindível usar essa rede social para compartilhar conteúdos próprios com o propósito de conseguir mais visibilidade nos buscadores.

Por isso, tendo em conta essa informação, agora vou compartilhar algumas sugestões para você ter êxito nessa plataforma.

Vamos lá?

1 – Defina objetivos

Ainda que pareça básico, muitas vezes as pessoas criam perfis nas redes sociais apenas por criar.

Esse é um erro fatal e comum, mas se você almeja ter êxito ao utilizar o Google Plus, saiba que ele pode ser importante para:

  • compartilhar os conteúdos do seu blog;
  • posicionar-se mais facilmente, e melhorar o SEO do seu site ou blog;
  • as pessoas conhecerem o seu trabalho;
  • realizar networking com outros profissionais do seu setor;
  • encontrar conteúdos de qualidade em círculos e comunidades concretas.

Esses são alguns exemplos, mas é você quem precisa descobrir qual é o seu objetivo em criar um perfil nessa rede social.

2 – Dedique tempo para criar o seu perfil

Assim como em outras redes sociais, no Google Plus também é importante dedicar um tempo para criar o seu perfil. Capriche nos dados de informação contidos nele, busque torná-lo atrativo com palavras-chave e com uma boa foto no perfil e na capa. Dessa maneira aumentará as suas chances de atrair os usuários.

3 – Publique conteúdos de qualidade

Assim como em todas as redes sociais, é importante publicar conteúdo de qualidade. O Google valoriza mais os bons conteúdos da internet no momento de posicionar os buscadores. Por isso, você deve compartilhar conteúdos atualizados e recentes e/ou antigos, mas sempre com muita qualidade, e que os seus seguidores gostem, pois com isso conseguirá um maior engajamento nas suas publicações e, assim, será mais conhecido no Google Plus.

4 – Compartilhe artigos relevantes e que apresentem novidades

Além de compartilhar artigos próprios, é fundamental compartilhar conteúdos de outros usuários que sejam relevantes ou que falem de novidades, porque nem sempre você terá conteúdo próprio para compartilhar, e se encontrar assuntos interessantes que sejam de valor para você e para a sua comunidade ao mesmo tempo, ganhará a atenção das pessoas e, possivelmente, num futuro próximo elas também vão compartilhar os seus artigos.

5 – Publique regularmente

A periodicidade das publicações é importante, porque é uma boa maneira de mostrar que o seu perfil está ativo.

Não existe um número de publicações exatas, mas a minha sugestão é realizar, no mínimo, três publicações por semana. Isso demonstrará que o seu perfil não foi esquecido. Quando começar a publicar, vai perceber qual é a melhor periodicidade para você.

6 – Adicione imagens de alta qualidade

Uma das maiores funcionalidades dessa rede social é o seu sistema de fotografias, pois permite subir e organizar imagens de grande qualidade.
Aproveite essa funcionalidade e inclua imagens de grande resolução em suas publicações, já que captam mais atenção, e criam uma maior interação entre os usuários e os conteúdos.

7 – Palavras-chave

Se nas outras redes sociais a utilização das palavras-chave é muito importante, no Google Plus se torna imprescindível.

Não se esqueça de colocar sempre as palavras-chave nos títulos que você quer destacar. Isso vai melhorar a visibilidade e o posicionamento nos buscadores.

8 – Edite as suas publicações

Essa é uma das funcionalidades que muitas pessoas não sabem que existe, e que podem utilizar para destacar suas publicações dentre as demais.

Por exemplo, você pode enriquecer as suas publicações se colocar as palavras-chave em negrito, itálico ou sublinhado:

  • Para colocar uma palavra em negrito, você precisará colocá-la entre asteriscos, ou seja, *isso vai aparecer em negrito*.
  • Para colocar uma palavra em itálico, coloque-a entre traços baixos, ou seja, _isso vai aparecer em itálico_.
  • E para uma palavra aparecer sublinhada é necessário colocá-la entre traços, ou seja, -isto aparecerá sublinhado-.

9 – Agende as suas publicações

Outra sugestão muito útil é programar as suas publicações de maneira que o seu perfil não fique desatualizado por falta de tempo. Para isso você pode utilizar ferramentas como:

10 – Não se esqueça de usar as hashtags

Isso é um truque que muitos usuários não utilizam, mas no Google Plus usar as hashtags (#) como etiquetas é muito útil para organizar e viralizar conteúdos.

Utilize duas ou três para não exagerar na publicação.

11 – Utilize as notificações

Outro toque que recomendo, se você quer gerar maior engajamento em suas publicações, é mencionar os usuários/autores do conteúdo que você vai compartilhar.
Para mencionar outros usuários coloque o símbolo (+) na frente do nome do usuário, por exemplo, (+PriscilaStuani). Assim, a pessoa receberá uma notificação de que foi mencionada em uma publicação, e isso aumentará as chances de que vejam, compartilhem, e que façam um comentário no seu conteúdo.

12 – Crie e administre os seus círculos

Esse é um dos melhores recursos que essa plataforma nos oferece, mas nem todos utilizam. A minha recomendação é que você crie e administre os seus círculos para poder ter controle sobre que tipos de conteúdos vão aparecer no seu feed de notícias. Isso te ajudará a compartilhar conteúdos com os usuários que quiser, sem ter de fazer com todos.

13 – Compartilhe conteúdo nas comunidades

Outra sugestão interessante é compartilhar os seus conteúdos próprios nas comunidades do Google Plus. Essas comunidades são muito importantes porque te permitirão encontrar conteúdos e pessoas com os mesmos interesses que o seu.
Lembre-se de publicar conteúdos relacionados com a comunidade, já que assim chegará a muitos usuários que tenham interesses em comum aos seus.

14 – Aproveite os Hangouts

Essa é uma ferramenta muito poderosa, e você deve aproveitá-la ao máximo para melhorar o seu networking com outros usuários, assim como potencializar a sua marca pessoal dentro dessa plataforma.

15 – Interaja e responda sempre

É importante interagir com os usuários que estão nos seus círculos, comentando as suas publicações ou dando +1 em seus conteúdos, pois isso aumentará as chances de retribuírem os comentários e darem também +1. E você deve também responder sempre aos comentários, agradecendo pelo seu tempo e atenção. Isso é uma boa maneira de melhorar e fomentar o diálogo com a sua comunidade.

16 – Publique em modo público

Isso parece óbvio, mas existe pessoas que publicam conteúdos em modo privado. Muitas vezes não se dão conta disso, e isso faz com que ninguém encontre essas publicações. Se você quer que o seu conteúdo chegue ao maior número de usuários, você deve ter o cuidado de publicar em modo público.

Neste artigo eu quis compartilhar algumas dicas para você conseguir bons resultados no Google Plus, bem como mostrar algumas ferramentas que podem ajudá-lo nesse objetivo.

Espero que isso te ajude a olhar com novos olhos essa rede, porque eu acho que ela poderá ser útil para você obter uma maior visibilidade nos motores de busca do Google.

Tags : EstratégiaGoogle PlusMarcaMarca PessoalRedes Sociais
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Blogueira graduada em Marketing, Pós-graduada em Neurociência aplicada à educação, atualmente estudante de Psicologia. Quero te ajudar a ressignificar o seu aprendizado através de técnicas de foco, criação de novos hábitos e autoconhecimento.