fechar
Autoconhecimento

5 técnicas de meditação e relaxamento para combater o estresse

Dizer que você evitará o estresse é como dizer que não vai comer doces pelo resto da vida. Muito provavelmente isso não vai acontecer.

Parece uma batalha perdida tanto para os chocólatras quanto para os super estressados. Mesmo que o estresse seja algo que todos nós enfrentamos ocasionalmente, e muitas vezes quando não esperamos, temos a sorte de ter algumas ferramentas à disposição para ajudar a combater esse sentimento de desamparo.

A meditação ajuda muito na luta diária, e embora eu sugira que isso seja uma prática regular, nem todos nós estamos na vibe de praticar. Mas existem outras técnicas  que podemos utilizar para combater o sentimento avassalador que muitas vezes podemos ter quando o estresse está levando o melhor de nós.

Tenha em mente que todos os itens a seguir podem ser feitos onde você estiver e que vai te ajudar a entrar em um estado mais relaxado. Não faz mal experimentá-los – e eles  podem ser um fator de mudança no seu dia.

Estas técnicas abaixo irão ajudá-lo a alcançar o relaxamento, não importa onde você estiver quando o estresse atinge com força.

1. A regra dos 16 segundos

Davidji, um conhecido especialista em meditação, fez algo importante de forma muito simples: leva 16 segundos, sempre que você precisar  se redefinir.

Se você precisa de um momento para se acalmar, para diminuir a raiva, ou entrar no momento presente, seguir esse processo simples causa uma pequena “interrupção do padrão”.

Mas o que é uma interrupção de padrão? Pense nisso como um botão de reset ou diga não quando você costuma dizer sim. Qualquer coisa que faça com que você saia do padrão em que você está e volte a focar.

Simplesmente respire por uma contagem de quatro, segure por uma contagem de quatro, solte por uma contagem de quatro e pare por uma contagem de quatro. Quatro pequenas etapas em quatro segundos cada e você terá uma redefinição de 16 segundos. Use-o sempre que precisar de um momento ou se sentir sobrecarregado.

2. O truque do dedo polegar e dedo médio

Esse truque também pode ser feito sempre que você quiser; no metrô, na sua mesa ou até na fila do almoço. Se sua mente está tirando o melhor de você, simplesmente coloque o polegar na lateral do dedo médio (mais próxima da base do dedo) e feche os olhos. Em seguida, inspire e expire lentamente algumas vezes enquanto pressiona levemente o dedo médio com o polegar.

Você deve sentir uma leve sensação de tontura o ao seguir esses passos simples. Depois de abrir os olhos, você sente uma sensação renovada de calma.

3. Respiração profunda

Este é mais um exercício simples que pode ser feito no local, sempre que você se sentir sobrecarregado com o que a vida está jogando em você.

Seus olhos podem ser abertos ou fechados, mas a ideia é inspirar o mais profundamente possível. No início, você provavelmente sentirá seu peito se expandindo e se abrindo ao inspirar profundamente. Mas se você continuar inalando após esse ponto, faça com que sua missão lentamente expanda seu estômago com a última parte daquela inspiração.

Você pode parecer temporariamente que acabou de comer o maior hambuger do mundo, mas durará apenas um segundo. Se você puder fazer isso por cinco ou dez respirações, ficará surpreso em saber como é relaxante. A maioria das pessoas, infelizmente, não respira profundamente o suficiente diariamente. É hora de mudar isso.

4. Seja grato

Este é um clássico e por um bom motivo.

Você precisa cultivar uma atitude de gratidão, e a melhor maneira de fazer isso é observar constantemente o que você é grato em sua vida. Para fazer isso, você tem que pensar ativamente sobre as coisas que o suportam.

Pode ser qualquer coisa, desde física a mental, até intangíveis, como relacionamentos, família, o trabalho que você faz ou, na verdade, quase tudo.

Não consegue encontrar três coisas? Você não está olhando o suficiente. Eu garanto a você que eles estão lá e em muito mais do que três. A razão pela qual não tomamos nota do que temos é porque estamos muito ocupados comparando nossas vidas e posses com todos os demais, literalmente não há tempo para “estocar suas próprias prateleiras”. As mídias sociais, meus amigos apimentados, podem ser o diabo.

Observe atentamente.

5. Visualização

Nossos cérebros são super poderosos. De fato, os cientistas ainda estão tentando ativamente entender nossos cérebros; há muito que nem sabemos.

Eles são tão poderosos que, em última análise, podemos criar situações e fazer com que nossos corpos respondam de acordo, sem que a situação realmente ocorra. Confuso? Veja um ótimo exemplo: imagine que você tenha que fazer um discurso público. Antes mesmo de chegar lá para fazer o discurso, você já sabe o que acontece. Suas palmas ficam suadas, seu ritmo cardíaco aumenta, você se sente fraco e enjoado.

Mas espere, você ainda não deu o discurso ainda. Seu cérebro conseguiu enganar seu corpo e pensar que você está a segundos de ficar na frente da multidão e vomitar seu monólogo.

Nós podemos ver o quão poderoso ele realmente é. Agora é hora de usar o poder do cérebro para sua vantagem, mas desta vez em um bom caminho.

Feche os olhos e coloque-se em uma situação que você acha pacífica. Está sentado em uma varanda à beira do lago? Está sentado na praia, com vista para o oceano? É no topo de uma montanha imersão na vista incrível do vale?

Seja o que for, realmente se coloque lá. Sinta a brisa. Cheire o ar, seja tingido com o mar salgado ou pinheiros da floresta. Ouça os sons. Veja as vistas. Entre nisso. Você pode voltar à realidade em alguns minutos, mas, enquanto isso, você está lá, onde quer que você escolha.

Depois de voltar ao momento presente atual, você se sentirá mais relaxado.

Vá em frente e fique calmo
A má notícia é que o estresse é real e é quase impossível escapar da sua vida. Tentar seria infrutífero; a vida é sobre navegar nesses momentos quando eles surgem.

A boa notícia é que há uma infinidade de ferramentas à sua disposição para ajudá-lo nos momentos em que você está se sentindo sobrecarregado. Você só precisa estar ciente deles e perceber que eles não são difíceis de implementar.

Então, da próxima vez que você sentir que o estresse tirou o melhor de você, tente usar algumas das técnicas acima. Seja um, dois ou todos os cinco, você se sentirá mais relaxado e calmo à medida que o dia passa. Além disso, saber que você tem o poder de redefinir o seu dia a qualquer momento deve dar a você a confiança de que o estresse, apesar de áspero, é apenas temporário.

Você já deve ter ouvido dizer que leva-se poucos segundos para alguém te avaliar quando se encontram pela primeira vez. Neste curto espaço de tempo, a outra pessoa forma uma opinião sobre você com base em sua aparência, na sua linguagem corporal, no seu comportamento e até como você está vestida.

Justo ou não, correta ou não, essa primeira impressão pode ser quase impossível de reverter ou desfazer, tornando cada primeiro encontro extremamente importante, pois eles podem definir o rumo de todas as relações que poderão ser criadas.

Pensando nisso, quero compartilhar alguns pontos que considero importante e que aprendi na prática (algumas vezes de forma não muito fáceis, nem divertidas) sobre a importância de conseguir criar uma boa primeira impressão. Este artigo fornece algumas dicas úteis para ajudá-lo a fazer isso. Espero que seja útil para você.

Vamos lá?

#1 Pontualidade

Dependendo da cidade que você mora, fica complicado não se atrasar, mas vamos combinar que a pessoa que você vai encontrar pela primeira vez pode não estar interessada na sua “boa desculpa” pelo atraso.

Planeje sempre chegar alguns minutos mais cedo. Considere possíveis atrasos por conta do trânsito ou rotas erradas que o GPS te der.

Chegar cedo é muito melhor do que chegar atrasado e é o primeiro passo na criação de uma grande primeira impressão.

#2 Seja você mesmo

Se você está se sentindo desconfortável isso pode fazer a outra pessoa não se sentir à vontade e isso é uma maneira de criar a impressão errada. Se você está calmo e confiante, a outra pessoa vai se sentir mais à vontade, e por isso têm uma base sólida para fazer essa primeira impressão boa.

#3 Apresentar-se adequadamente

Estamos falando de questões de aparência. Certamente não significa que você precisa estar como um (a) modelo para criar uma primeira impressão forte e positiva. (A menos que você está entrevistando com a sua agência de modelos, é claro!)

Não. A chave para uma boa impressão é apresentar-se adequadamente.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e a sua aparência está dizendo as coisas certas para ajudar a criar a primeira impressão?

Comece com a maneira de se vestir. Qual é o vestido apropriado para a reunião ou evento? Em um ambiente empresarial, qual é o traje de negócios adequado? Blazer, casual?

E quanto a sua preparação? Aparência limpa e arrumada é apropriado para a maioria das ocasiões empresariais e sociais. Um bom corte de cabelo, roupas limpas e arrumadas. Para as mulheres, use uma maquiagem leve, sem exageros.

#4 Uma palavra sobre individualidade

A boa notícia é que você pode geralmente criar uma boa impressão sem a conformidade total ou perder a sua individualidade. Sim, para fazer uma boa primeira impressão que você precisa fazer para “encaixar” em algum grau. Mas tudo vai voltar a ser apropriado para a situação. Se em um ambiente empresarial, usar traje de negócios adequado.

#5 Um sorriso vencedor

Como diz o ditado, “Sorria e o mundo sorrirá de volta.”

Então, não há nada como um sorriso para criar uma boa primeira impressão. Um sorriso caloroso e confiante vai colocar você e a outra pessoa à vontade. Então, o sorriso é um vencedor quando se trata de grandes primeiras impressões. Mas cuidado com os exageros.

Esteja aberto e confiante

Quando se trata de fazer a primeira impressão, a linguagem corporal, bem como aparência fala muito mais alto do que palavras.

Use a sua linguagem corporal para projetar confiança adequada e auto-confiança. Fique em pé, sorria (é claro), faça contato visual, cumprimente as pessoas com um aperto de mão firme. Tudo isso vai ajudá-lo a projetar confiança e isso incentiva tanto você quanto a outra pessoa a sentir-se mais à vontade.

Quase todo mundo fica um pouco nervoso quando encontro alguém pela primeira vez, o que pode levar a hábitos nervosos ou palmas das mãos suadas. Por estar ciente de seus hábitos nervosos, você pode tentar mantê-los sob controle.

Controlar um tremor nervoso ou um riso nervoso lhe dará confiança e ajudar a outra pessoa se sentir à vontade.

#6 Conversas

Antes de encontrar uma pessoa pela primeira vez, pesquise sobre ela, busque informações através das suas redes sociais. É o famoso “Stalker”, mas por uma boa razão: você quer manter uma conversa agradável baseado nos interesses que a pessoa e você tiver.

Existe alguma coisa que você sabe do que você tem em comum com a pessoa que você está encontrando? Se assim for, isso pode ser uma ótima maneira de abrir a conversa e mantê-la fluída.

#7 Seja positivo

Essa na minha opinião é uma das dicas mais importantes.

Sua atitude mostra tudo o que você faz. Projetar uma atitude positiva, mesmo em face de críticas ou, no caso de nervosismo. Esforce-se para contribuir de forma adequada, mantendo de forma otimista e um sorriso. Ninguém gosta de ouvir reclamações, ainda mais se for a primeira vez que você encontra uma pessoa.

#8 Seja cortês e atencioso

Uma boa maneira de demonstrar cordialidade e atenção é evitar de ficar olhando no celular enquanto uma pessoa está falando.

Seu novo conhecido merece 100% de sua atenção.

Saiba escutar também, não queira ser o centro das atenções, uma conversa é composta por no mínimo duas pessoas, menos que isso é chato, ninguém gosta de monólogos.

Você tem apenas alguns segundos para fazer uma boa primeira impressão e é muito difícil desfazer isso. Então, vale a pena dar cada novo encontro o seu melhor. Veja cada oportunidade como única.

Muito do que você precisa para causar uma boa impressão é o senso comum. Mas com um pouco de reflexão e preparação extra, você pode aprimorar o seu estilo intuitivo e tornar cada primeira impressão não apenas bom, mas inesquecível.

Priscila Stuani
ψ Psicóloga clínica
CRP: 06/193357
WhatsApp para agendamento de sessão: (11) 94377-7677
contato@priscilastuani.com.br

Design desenvolvido orgulhosamente por Lucas Souza, criador do Na cara do gol com Lucas Souza.

Tags : combater o estresseconscienciameditaçãoPriscila Stuani
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Priscila Stuani, Psicóloga Clínica, Planejamento e Transição de Carreira. Com uma abordagem humanista existencial fenomenológica, contribuo na promoção do autoconhecimento, autenticidade e bem-estar. Junte-se comigo na busca de significado e sucesso pessoal.