fechar
LifeStyle

Como lidar com o estresse e a ansiedade no trabalho

Hoje o assunto é meio pesado, porém necessário.

Você deve ter percebido que muitas pessoas desenvolvem Transtornos de Ansiedade como resultado de condições estressantes de trabalho.

Ambientes tóxicos de ou tarefas estressantes podem criar estresse crônico e causar problemas de saúde física e mental a longo prazo.

E infelizmente, ansiedade no trabalho é uma realidade que todos nós enfrentamos, alguns em maior escala, outros em menor, mas querendo ou não, ela sempre estará do nosso lado.

Pensando nisso, quero compartilhar essas sete dicas que tem me ajudado a ser mais proativa no gerenciamento do estresse e da ansiedade que enfrento no trabalho e na vida.

Por mais que eu ame minha profissão, às vezes fica complicado suportar a carga e esses exercícios tem me ajudado a manter o foco.

Então confira essas estratégias para manter o controle da ansiedade durante o trabalho (e na sua vida pessoal também).

1. Obtenha um “Plano de Bem-Estar de Vida”

Sem um “plano de bem-estar de vida” suas chances de lidar com a ansiedade no trabalho são praticamente zero.

Seu plano de bem-estar de vida pessoal é a base a partir da qual você constrói e mantém sua força física e mental. Um plano desses te ajuda a  fortalecer a sua resiliência, o que é fundamental para gerenciar com sucesso as situações disruptivas e estressantes no trabalho e na vida pessoal.

Faça atividades físicas regularmente. Comprometa-se com você.

A interação social também é importante para o seu bem-estar mental e é preciso esforço e compromisso para sustentar relacionamentos saudáveis ​​e positivos em sua vida. . Esses relacionamentos serão fundamentais para ajudá-lo a superar os momentos difíceis em seu trabalho e na vida pessoal.

2. Tome uma atitude antecipada

“Inércia gera dúvidas e medo. Ação gera confiança e coragem. Se você quer conquistar o medo, não sente-se em casa e pense sobre isso. Saia e fique ocupado. ”- Dale Carnegie Clique para Twittar

Quanto mais resiliente você for, mais afinado estará para as coisas que não estão certas em sua vida. Ansiedade e estresse se acumulam com o tempo. Seu corpo e sua intuição avisarão, no início de uma situação “tóxica”, que isso não está certo. A chave para você fazer é reconhecer os sinais de alerta cedo e agir.

Agir logo no início é a melhor maneira de garantir que a ansiedade e o estresse não assumam a sua vida.

Não fazer nada resulta em você lidar com a ansiedade que fluirá para sua vida pessoal e, eventualmente, paralisar você.

Eu sei através das minhas próprias experiências que agir imediatamente não é tão fácil. Depois de uma das muitas experiências ruins com um gerente tóxico, sofri um ataque de ansiedade. Isso realmente me assustou, e eu decidi que tinha o suficiente. Eu precisava recuperar o controle de minha vida; mas primeiro, eu tinha que descobrir exatamente como eu ia fazer isso – o que leva à próxima dica.

3. Encontre estratégias de ação simples

Saber qual ação tomar (e quando agir) para evitar o estresse é parte de sua jornada de aprendizado sobre você.

Como seres humanos, nosso desejo natural é evitar a dor, e isso inclui emoções dolorosas. Afastar nossas emoções dolorosas usando álcool ou drogas pode funcionar por um curto período de tempo, mas “o que resistimos irá persistir”.

Quanto mais consciente você estiver, mais consciente estará das suas emoções e sentimentos. Eu adoraria dar-lhe a solução perfeita sobre como lidar com a ansiedade e o estresse em sua própria vida. No entanto, isso é algo que você tem que descobrir por si mesmo. O melhor é que existem tantos recursos disponíveis; tudo que você precisa fazer é encontrar os recursos que ressoam com você e o ajudarão a encontrar coragem para agir com confiança e poder.

Agora, quando enfrento situações desafiadoras em minha vida, descubro que, aplicando as quatro perguntas, sou capaz de lidar com minhas emoções e sentimentos de maneira muito mais eficaz.

Uma vez que tenho a mentalidade certa, posso progredir e administrar com sucesso a situação estressante que enfrento. Se você estiver interessado em saber se essas quatro perguntas podem ajudar você.

Seus pensamentos controlam suas ações.

Com uma mentalidade mais positiva, você tem mais poder para administrar o estresse e a ansiedade em seu trabalho e em sua vida.

4. Reconhecer Causas da Ansiedade

Não há como escapar dos desafios e do ritmo acelerado das mudanças no local de trabalho do século XXI.

O termo “tecnologia disruptiva” é agora usado para explicar a influência e o impacto que a nova tecnologia tem no ambiente de trabalho. Para gerenciar com sucesso essa mudança, as organizações precisam ser ágeis, flexíveis e adaptáveis.

O ambiente de trabalho é cada vez mais competitivo e as regras continuam mudando. Agora, as perdas de emprego são esperadas na carreira e a lealdade a uma empresa não existe mais, nem é esperada.

Junto com essa ruptura, os sentimentos de incerteza e medo começam a dominar a vida das pessoas. Você saberá quando esses sentimentos negativos estão em seu local de trabalho, porque o comportamento das pessoas em relação ao outro não será agradável ou respeitoso.

Esses comportamentos e sentimentos negativos criam o que é conhecido como “local de trabalho tóxico”. O estresse e a ansiedade decorrentes do trabalho em um “local de trabalho tóxico” podem ser debilitantes. Se você não abordar essas situações difíceis e dolorosas cedo, descobrirá que será sugado por uma onde de infelicidade e desespero.

É por isso que é tão importante saber quais são seus gatilhos de ansiedade. Quais eventos, pensamentos e sentimentos podem desencadear você? Você tem medo de mudar? Você acha difícil deixar o trabalho no trabalho? Você acha que precisa colocar 150% mais do que qualquer outra pessoa? Você acha difícil falar o que pensa ou fazer perguntas? Você tem medo de perder seu emprego?

Também é importante reconhecer os “sinais físicos” de estresse e ansiedade. Seu corpo vai deixar você saber – se o seu coração começar a bombear, palmas das mãos suadas, falta de ar ou se sentir como se estivesse louco sem motivo. Estes são sinais definitivos de que você está sob estresse e ansiedade está se instalando. É hora de agir.

Saber quais são seus gatilhos de ansiedade é um grande passo em direção a você, de forma proativa, lidando com a ansiedade e situações estressantes que você enfrenta no trabalho.

5. Fique conectado

Mantenha suas redes de suporte perto de você. Deixe-os saber o que está acontecendo em sua vida e peça ajuda.

Os sentimentos associados à ansiedade e ao estresse podem sabotar sua vida se você não lidar com eles. Você descobrirá que, ao não abordar essas situações estressantes, você pode ficar mais retraído das pessoas que o apóiam e amam.

Concentre-se em construir relacionamentos positivos nos quais você se sinta motivado. Em momentos de alta ansiedade, o estresse se infiltra e é nessas horas que você precisa estar cercado de pessoas positivas e solidárias. São essas pessoas que você compartilha seus sentimentos e seus medos sobre situações desafiadoras que você está enfrentando.

6. Desconectar-se regularmente

Há um tempo e um lugar para o trabalho, e há um tempo e um lugar para relaxar e descansar. Tire um tempo para refletir e descansar. Faça uma regra para não trazer trabalho para casa ou discutir com amigos e familiares quanto trabalho você precisa fazer.

Pensar no trabalho e em quanto você tem que fazer significa que você não está sendo “Presente”. Você não está envolvido nos relacionamentos que são importantes para você. Você não está se dando tempo para descansar e relaxar. A ansiedade começa a aumentar quando você não consegue parar de pensar no trabalho.

Aqui está o outro lado da moeda, que para algumas pessoas pode ser muito difícil de fazer: desconectar-se da tecnologia!

Escolha um fim de semana de vez em quando e se desconecte de qualquer forma de tecnologia: sem internet, sem telefone (a não ser em casos de emergências) sem Facebook, sem Twitter, sem jornais digitais, etc. Em vez disso, leia um livro, assista ao nascer do sol ou ao pôr do sol . Faça caminhadas ou vá à praia.

Fique desconectado por alguns dias para se reconectar.

7. Foco no Positivo

Ao enfrentar situações de trabalho estressantes, pode ser muito difícil levantar-se todos os dias e ir trabalhar sentindo-se feliz. Quando você está cansado, ansioso e temeroso, é difícil sair de um lugar de desespero para uma de positividade e alegria.

Por exemplo, você pode ter seguido todas as seis dicas anteriores, geralmente é uma pessoa positiva e otimista, mas essa situação / pessoa no trabalho é demais. Você sente a ansiedade rastejando.

Tire algum tempo, sente-se e escreva uma lista de todas as coisas positivas em sua vida.

Volte para quando você era criança e liste todas as coisas maravilhosas que você fez e amou sobre sua vida – seus sonhos, suas esperanças, seus melhores amigos de infância e todas as aventuras divertidas que você costuma ter.

Existem situações negativas em nossas vidas em que descobrimos que não temos influência em mudar o resultado. A única pessoa que você tem controle, no entanto, é você.

Você tem o “poder de escolher” como sua resposta. Você pode optar por mudar sua mentalidade.

Você pode escolher como lidar com seus sentimentos de ansiedade e estresse, só depende de você.

Se este post foi útil para você, lembre-se de compartilhar com seus amigos, pode ser útil para eles também.

Abraços e até a próxima.

Priscila Stuani

Tags : ansiedadeCarreiracomo lidar com a ansiedade no trabalhoEstressePriscila Stuanipsicologiasoftskills
Priscila Stuani

Autora Priscila Stuani

Priscila Stuani, Psicóloga Clínica, Planejamento e Transição de Carreira. Com uma abordagem humanista existencial fenomenológica, contribuo na promoção do autoconhecimento, autenticidade e bem-estar. Junte-se comigo na busca de significado e sucesso pessoal.